Novidades

Novo Octavia vem maior e com motorizações para todos os gostos

Marca checa apresentou a quarta geração do seu modelo mais emblemático
Texto

A Skoda apresentou nesta segunda-feira o novo Octavia nas configurações sedan e carrinha com a quarta geração do modelo de charneira da marca checa a introduzir várias motorizações mais eficientes e amigas do ambiente a par das versões plug-in, semi-híbridas e de gás natural comprimido.

A evolução do design é acompanhada de aumento de tamanho – dispondo de jantes até 19’’ – e de ‘capacidade’ interior no que respeita aos assistentes de condução e à conectividade. O novo Octavia aumentou em comprimento para os 4.689 mm e também cresceu 15 mm em largura ficando com mais espaço interior oferecendo 640 litros de capacidade na bagageira do Combi e 610 litros no sedan.

No interior renovado na configuração e nos materiais nota-se um requinte sóbrio e o conforto é transparece por entre opções que incluem os novos bancos Ergo a oferecem massagens entre as suas funções. No meio das escolhas possíveis estão também os dois novos volantes que permitem a opção pelo controlo de 14 funções diferentes no carro.

Com ecrãs que vão das 8,25 às 10’’, há quatro opções de infoentretenimento sendo que para alguns está disponível o controlo por gestos e por voz através da assistente digital da Skoda Laura. O novo Octavia está sempre online e oferece cinco entradas USB-C. Em estreia na quarta geração Octavia, o ‘head-up display’ é ainda uma opção ente os vários assistentes de condução.

O travão de estacionamento elétrico passa a ser de série e a tecnologia ‘shif-by-wire’ está também em estreia na transmissão DSG ganhando-se, neste caso, muito espaço na consola central.

A oferta de motorizações é vasta e os motores a gasolina de 1,0 e 1,5 litros com potências de 109 e 201 cv oferecem também agora variantes eTEC associadas a tecnologia semi-híbrida de 48 V. Os motores diesel seguem a evolução da última geração EVO e são 80% mais eficientes na emissão de oxido de azoto.

A estreia do Skoda Octavia plug-in híbrido faz-se com o motor a gasolina de 1,4 litros associado a um motor elétrico combinando uma potência de 201 cv com a bateria de 13 kWh de capacidade a permitir uma autonomia elétrica de 55 km.

O Octavia com a unidade G-TEC a gás natural comprimido (CNG) consegue circular durante 523 km.

[artigo atualizado em no dia 12]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?