Novidades

Segundo modelo do projeto India 2.0 da Skoda é o Slavia

A Skoda está a investir mil milhões de euros no projeto India 2.0, que inclui o desenvolvimento de um novo modelo
Texto

O novo Skoda Slavia será apresentado oficialmente no final deste ano, sendo que, depois do SUV compacto Kushaq, este é o segundo modelo do projeto India 2.0 do Grupo Volkswagen, que pretende dinamizar a presença da marca checa no mercado indiano. Esta nova fase do projeto passa por um avultado investimento em torno dos mil milhões de euros.

Sobre esta nova fase do projeto, Thomas Schäfer, o CEO da Skoda Auto, afirmou que se sente “confiante de que este familiar vai atrair novos clientes na Índia”. “Estamos a dar o próximo passo para alcançar o nosso ambicioso objetivo de transformar a Skoda Auto no principal fabricante europeu de automóveis na Índia”, assumiu o responsável.

Quanto ao Slavia, trata-se do segundo modelo da Skoda a utilizar a plataforma MQB-AO-IN, o nome de código da plataforma especifica para o mercado indiano. Tem um comprimento de 4,5 metros e uma largura de 1,75 metros, com uma altura próxima do metro e meio, que se encaixa perfeitamente nas necessidades deste mercado, onde um familiar compacto e com um interior espaçoso está no topo das preferências da maioria dos consumidores.

A sua gama de motorizações vai incluir duas opções do motor TSI a gasolina: um bloco de três cilindros com um litro de cilindrada e 115 cavalos de potência, ou um de quatro cilindros com 1,5 litros e a potência máxima a alcançar os 150 cavalos – este último com a presença do sistema que consegue desligar automaticamente dois dos quatro cilindros caso estes não estejam a ser necessários.

Os equipamentos de segurança ativa e passiva incluem até um máximo de seis airbags no habitáculo (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), mas também diversos equipamentos de assistência à condução.

O nome Slavia é uma homenagem aos primórdios da marca e aos seus fundadores Laurin e Klement, uma vez que apenas um ano depois da fundação da empresa, foi este o nome escolhido para as suas primeiras bicicletas.

A decoração camuflada dos protótipos que vê nas imagens foi o resultado de um concurso que envolveu mais de 200 entradas. Destas, foram selecionadas apenas cinco e no final, um júri constituído por membros da Škoda, acabou por escolher a solução projetada por Shreyas Karambelkar, que ganhou uma viagem a Praga e a possibilidade de conhecer Oliver Stefani, um dos membros do júri e o responsável pelo departamento de design da Skoda Auto.

Gurpratap Boparai, diretor geral da Skoda Auto Volkswagen India afirmou que “o modelo mais recente ilustra as competências e perícia dos engenheiros locais, que contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento, em colaboração com a equipa global”.

Os mais de mil milhões de euros de investimento neste projeto incluem cerca de 275 milhões destinados ao desenvolvimento de novos modelos para os segmentos de grande volume neste país, mas também a adição de uma nova linha de montagem na fábrica de Pune destinada aos produtos com a plataforma MQB-A0-IN, que também foi desenvolvida nestas instalações. Além do mercado indiano, a Skoda pretende exportar os modelos aqui construídos para outros mercados emergentes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade