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Hyundai revela o Tiger, um protótipo autónomo e para todo o tipo de terreno

Tiger promete alcançar locais onde o automóvel normal não consegue circular
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A Hyundai revelou o Tiger, um protótipo de robô autónomo concebido para o transportar vários tipos de carga em terrenos de difícil acesso.

Desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Hyundai Motor Group, em parceria com a Autodesk e a Sundberg-Ferar, o Tiger tem como objetivo alcançar locais que o automóvel normal não consegue alcançar.

“Veículos como o Tiger e as tecnologias que os sustentam dão-nos a oportunidade de elevar a nossa imaginação”, afirmou John Suh, Diretor do New Horizons Studio. “Estamos constantemente a procurar formas de repensar o design e o desenvolvimento de veículos e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”, concluiu o mesmo responsável. 

As capacidades excecionais do Tiger são desenhadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em locais remotos e de difícil acesso. Tendo por base uma arquitetura de plataforma modular, os recursos deste robô incluem um sofisticado sistema de movimento de pernas e rodas, controlo direcional de 360 graus e uma vasta gama de sensores para observação remota.

Este protótipo também possibilita a ligação a veículos aéreos autónomos (UAVs), que podem recarregar e levar o Tiger a lugares inacessíveis.

O grande compartimento de carga disponível faz com que possa transportar mercadorias para entrega ou ser destacado para situações de emergência. A articulação da perna permite ao Tiger enfrentar uma diversidade de situações extremas, enquanto mantém a carga mais nivelada quando comparado com um veículo comum.

Com as pernas retraídas, o Tiger desloca-se como um veículo com tração integral estando no seu modo mais eficiente, porque move-se com uma tração contínua. Quando o veículo fica preso ou necessita de se deslocar num terreno difícil ou intransitável para as rodas, tira partido da sua capacidade de caminhar para se mover com maior facilidade nesse mesmo terreno.

Este foi um recurso implementado no Hyundai Elevate, o primeiro concept UMV com pernas móveis do Hyundai Motor Group, revelado no Consumer Electronic Show

Como o Hyundai Elevate, o Tiger apresenta pernas e rodas, o primeiro pode transportar passageiros, o mais recente não. Tanto o Tiger como o Elevate combinam tecnologias de movimentação robótica e de locomoção, permitindo-lhes atravessar terrenos de acesso dificultado, para além das limitações dos veículos de todo-o-terreno mais capazes.

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