Novidades

Audi Q8 ganha duas novas versões com motorização híbrida plug-in

SUV de topo da marca germânica conta com variante híbrida plug-in de 462 cv
Texto

A Audi apresentou duas novas versões eletrificadas do seu SUV topo de gama Q8, aumentando assim a sua oferta de modelos plug-in.

Os novos Q8 55 TFSI e quattro, bem como o Q8 60 TFSI e quattro, contam com um bloco V3 de 3,0 litros turbo, com 340 cv de potência, que combina com um motor elétrico de 136 cv e uma transmissão Tiptronic de oito velocidades que transmite a potência ao sistema de tração integral quattro.

Desta forma o Q8 55 TFSI e, disponibiliza uma potência combinada de 381 cv e 600 Nm de binário máximo, enquanto o Q8 60 TFSI e, debita 462 cv de potência e um binário máximo de 700 Nm.

A Audi revelou que os dois novos modelos híbridos plug-in alcançam uma velocidade máxima de 240 km/h, com a diferença a fazer-se na aceleração dos 0 aos 100 km/h, onde a versão Q8 60 TFSI percorre a distância em 5,4 segundos, face aos 5,8 segundos do Q8 55 TFSI e.

Já em modo elétrico, o novo SUV coupé híbrido plug-in da Audi pode alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h.

A marca de Ingostadt deixou claro que os dois modelos contam com baterias de iões de lítio de 17,8 kWh que alimentam o motor elétrico e que permitem uma autonomia em modo totalmente elétrico até 47 km e podem ser totalmente recarregadas num Wallbox de 7,4 kW em duas horas e meia.

O arrefecimento das baterias é garantido através de um sistema de refrigeração a líquido que, segundo a Audi, pode ligar-se ao sistema de ar condicionado de forma baixar a temperatura das baterias.

Os novos Q8 híbridos plug-in contam ainda com um sistema de travagem regenerativa que pode gerar até 25 kW durante a desaceleração ou 80 kW através da travagem.

Para além do modo elétrico, a  Audi dotou estas as duas novas versões do seu SUV com mais três modos: Auto, Hold e Charge.

No modo Auto, o sistema híbrido seleciona automaticamente o tipo de utilização adequada do motor. Elétrico a baixas velocidades e o bloco a combustão a velocidade mais altas.

já no modo Hold, a estratégia de operação segue o objetivo de preservar a carga da bateria, enquanto o modo Charge, o objetivo é carregar a bateria o máximo possível durante a condução.

Em matéria de espaço, as duas novas versões do SUV da marca germânica dispõem de um generoso espaço para cinco pessoas e uma bagageira com 505 litros que pode aumentar para os 1.625 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A Audi fez saber que as novas versões eletrificadas do Audi Q8 vão estar disponíveis para encomenda no final de outubro e que os preços na Alemanha arrancam nos 75.351 euros para o Q8 55 TFSI e quattro, enquanto o Q8 60 TFSI e quattro, tem um preço que começa nos 92.800 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade