Novidades

Aliança de CEO europeus: Reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030

A Cross-Industry CEO Alliance, formada por 12 empresas líder da EU, apoia plano de corte das emissões de carbono em 55% até 2030
Texto
Pacto Ecológico Europeu (Foto: C.Leboutillier/Pexels)
Pacto Ecológico Europeu (Foto: C.Leboutillier/Pexels)

No dia 7 de julho reuniram-se em Paris doze líderes empresariais europeus, para discutir formas de apoiar o pacto verde da União Europeia.

A designada European CEO Alliance representa áreas da energia, transportes, tecnologia e indústrias e, acredita que o combate às mudanças climáticas exige um esforço coletivo por todos os estados-membros da União Europeia, e, a colaboração entre o sector público e a indústria.

Enquanto a Comissão Europeia prepara o plano legislativo para cumprir o corte de 55% das emissões até 2030, esta Aliança juntamente com as propostas dos seus CEO pretende ser um apoio para alcançar a neutralidade climática.

Lista de empresas atualmente na Aliança de CEO europeus

Com um papel central os membros da Aliança reforçam a necessidade de um aprimoramento contínuo do Sistema De Comércio de Emissões da União Europeia, e, a importância da implementação de sistemas de limite e comércio específico de cada sector adotando medidas da redução das emissões.

Outra das preocupações é a descarbonização da mobilidade dos transportes através da eletrificação dos mesmos e, a eficiência energética dos edifícios.

Tendo em conta todas estas metas os membros da CEO Alliance iniciaram projetos intersectoriais. Um visa o aumento da produção de baterias, criando em paralelo uma infraestrutura em toda a Europa de sistemas de carregamento. O outro relativo aos edifícios estabelece padrões mais elevados de eficiência energética, energias renováveis e materiais sustentáveis. Dão o exemplo dos sistemas de aquecimento a combustível fóssil, que devem ser substituídos por bombas de calor elétricas ou outras soluções digitais.

Os CEO envolvidos comprometeram-se a aplicar estas mesmas recomendações nos edifícios das suas empresas.

Esta aliança foi formada em 2020 durante a pandemia da Covid-19 na mesma altura em que surgiu o histórico Pacto Ecológico Europeu.

Com este Pacto a Europa pretende ser uma região líder a nível mundial na proteção do clima, investir e promover na inovação em novas tecnologias sem esquecer a promoção de emprego na preparação de um futuro melhor.

Os membros da European CEO Alliance intitulam-se como “tanques de ação” para trabalhar em conjunto no sentido de fazer cumprir estas mesmas metas.

Está marcada para o outono de 2021 uma cimeira em que serão apresentados e discutidos os primeiros resultados com altos representantes da EU.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade