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Porsche escolhe República Checa para desenvolvimento de software

Três equipas multidisciplinares desenvolvem sistemas de controlo e gestão para aplicação em modelos da marca alemã a partir de Ostrava
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A Porsche tem apostado na República Checa como um ponto fundamental na sua estratégia de desenvolvimento, em especial nas áreas de software e de interface veículo-eletrónica. É lá que os seus engenheiros têm estado especialmente focados em combinar a engenharia automóvel mais tradicional com as mais recentes tecnologias de informação, em estreita colaboração com o universo académico.

Em Ostrava, terceira maior cidade da República Checa, há uma larga concentração de empresas de investigação e fornecedoras da indústria automóvel, bem como de componentes eletrónicos, o que justificou a abertura de uma subsidiária da marca alemã (Porsche Engineering) naquele local em 2018.

Aí estão presentes 80 colaboradores divididos em três equipas. Os colaboradores da Equipa de Transição Automóvel, em particular, estão principalmente focados no desenvolvimento de software. Encontram-se a trabalhar em sistemas de diagnóstico para as novas arquiteturas de eletrónica e na realização em tempo real de testes nos sistemas de gestão de baterias dos veículos com motorização elétrica.

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Também a Equipa de Desenvolvimento Baseada em Modelos trabalha intensamente na mobilidade elétrica, por exemplo no Porsche Taycan, para o qual desenvolve o sistema de gestão de bateria que permite calcular a sua duração e o seu "estado de saúde". O seu trabalho estende-se ainda ao desenvolvimento de unidades de controlo de chassis, que permitem, por exemplo, regular a altura do veículo em função das necessidades.

"Temos especialistas em engenharia de controlo, processamento de dados e inteligência artificial a trabalhar connosco, em colaboração com os nossos colegas das instalações de Cluj-Napoca na Roménia", refere o líder de equipa David Muzika.

Já a Equipa de Integração de Veículos é responsável pela incorporação de subsistemas nos modelos do construtor germânico, tais como unidades de controlo eletrónico, garantindo que interagem da melhor forma. Recorrem às simulações em bancos de ensaio HiL (Hardware in the Loop) para verificar a troca de dados entre uma unidade de controlo e outros sistemas, criando a impressão de já estar instalada no veículo. Um método que permite a adequada integração de todo o tipo de componentes, desde pequenos subsistemas a funções mais complicadas.

Tendo em conta os constantes avanços tecnológicos, a Porsche aposta também na colaboração com a Universidade Técnica de Ostrava. Trabalhadores-estudantes e candidatos a doutoramento já se encontram a colaborar em projetos individuais, num intercâmbio que se pretende mais intensivo no futuro.

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