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Descubra um dos Wankel mais raros de sempre

Os motores Wankel estão quase sempre associados à Mazda, mas houve modelos com uma história mais original do que outros
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A Mazda é a marca nipónica que associamos de imediato a uma das tecnologias de motores mais vanguardistas do século passado. O motor Wankel, rotativo, de combustão interna, é um dos elementos mais originais de diversos modelos e a sua patente está-se a aproximar rapidamente do seu primeiro século de existência.

Na Mazda, esteve presente em modelos como o RX-7 ou o RX-8, em protótipos como o Furai e o Taiki de 2007, no histórico Mazda Cosmo, no futurista RX-Vision GT3 Concept que conhecemos no simulador Gran Turismo e até no 787B com que a marca conquistou as 24 horas de LeMans de 1991. Mas, sabia que a Mazda também usou esta motorização num autocarro? É verdade.

Curiosidade: A Mazda já foi um produtor de cortiça

Foi apresentado em 1974 e chama-se Mazda Parkway Rotary 26 Bus, sendo que o número 26 era referente à capacidade máxima de passageiros que poderia transportar. Foi concebido para dar resposta à crescente procura de miniautocarros por parte de pequenas empresas, hotéis, escolas e restaurantes e contava com alguns elementos de conforto bastante importantes na altura.

Entre eles, um rádio, um sistema de aquecimento com potência suficiente para todos os passageiros, um tejadilho revestido e assentos confortáveis e prontos para viagens mais longas.

Conheça também a ligação da Mazda ao design italiano

A grande diferença face à motorização convencional de pistões lançada no mercado dois anos antes, no entanto, era mesmo o seu motor Wankel, com o qual iria revolucionar o mercado, graças a emissões poluentes muito mais contidas. Só que nem tudo correu de acordo com o planeado. A eficácia do motor rotativo cumpria na parte das emissões, mas era um pouco gulosa em termos de consumos e isso fazia com que os custos de utilização fossem muito mais elevados que o desejado.

Nas versões equipadas com ar condicionado, um dos extras disponíveis na altura, era também necessária a utilização de um segundo motor, convencional, de pistões, com uma capacidade de um litro, para garantir um bom desempenho. Isso obrigava a que estivessem também presentes dois depósitos de combustível com 70 litros cada e tudo isso aumentava o peso deste Parkway Bus em cerca de 400 quilos.

E conhece o Mazda R360?

O Mazda Parkway Rotary 26 Bus, é assim um dos modelos da marca mais fora do comum e também um dos mais raros de sempre, uma vez que apenas foram produzidas 44 unidades até 1976. Os mais curiosos sobre a sua originalidade e sobre a marca em geral, podem colocar na agenda uma visita ao Mazda Classic – Automobil Museum Frey, localizado na cidade de Augsburg, na Alemanha.

É um espaço particular dedicado à marca nipónica e onde podemos conhecer muito mais sobre a sua história, mas também sobre a tecnologia única destas suas motorizações. E no meio desta coleção, até podemos encontrar uma das raras unidades deste Mazda Parkway Rotary 26 Bus, que já foi um autocarro escolar, e que ainda está totalmente operacional e a funcionar.

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