Novidades

Raikkonen e Giovinazzi já testaram os novos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm

Marca italiana vai produzir uma edição limitada de 500 unidades do GTA e do GTAm
Texto

Os pilotos da equipa de Fórmula 1 da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, participaram num dia de testes com os novos superdesportivos Giulia GTA e GTAm.

Os testes realizados na pista Balocco, onde a marca italiana testa os seus modelos desportivos desde a década de 1960, permitiu aos dois pilotos de F1 levarem os novos Giulia GTA e GTAm até ao limite e transmitirem as suas opiniões aos engenheiros da Alfa Romeo.

Recorde-se que os dois modelos contam com um motor a gasolina V6 Bi-Turbo de 2,9 litros capaz de debitar 540 cv de potência e um comportamento dinâmico, no caso do GTA, que foi melhorado, alargando os eixos dianteiro e traseiro em 50 mm e desenvolvendo um novo conjunto de molas, amortecedores e apoios dos sistemas de suspensão.

Já no GTAm, a aerodinâmica foi otimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma real asa traseira em fibra de carbono, assegurando maior carga, perfeitamente equilibrada, a alta velocidade.

Em termos de performances, o motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, construído inteiramente em alumínio é capaz de debitar nada menos que 510 cv em configuração standard, chega, no Giulia GTA, a uma potência de 540 cv, graças ao desenvolvimento realizado pelos engenheiros da marca.

Em matéria de aceleração o Giulia GTAm acelera de 0 a 100 km/h em 3,6s, beneficiando do sistema 'Launch Control'.

No teste realizado, Antonio Giovinazzi ofereceu sugestões sobre a configuração do veículo, prestando especial atenção aos novos componentes em fibra de carbono e à nova solução técnica adotada para os cubos das rodas com um única porca de aperto, emparelhados, para fins de desenvolvimento, com protótipos de jantes cujo design final fará recordar as tradicionais jantes Alfa Romeo de 5 furos, como previamente visto no concept GTAm.

“É ótimo ver as melhorias que hoje fizemos nos carros”, revelou Antonio Giovinazzi no fim da sessão.

Por seu lado, Raikkonen trabalhou com o departamento de aerodinâmica sobre os novos apêndices acrescentados à frente – com o novo repartidor ajustável integrado no novo para-choques dianteiro – e atrás, onde foi introduzido o novo spoiler de inclinação regulável manualmente.

O piloto finlandês trabalhou ainda o equilíbrio geral garantido pela interação destes novos componentes com o extrator e a carenagem da parte inferior da carroçaria. Um bom trabalho, segundo o finlandês: “Acho que são uma combinação perfeita para utilização no dia-a-dia e em pista”, afirmou Kimi Raikkonen.

Recorde-se que a marca italiana já fez saber que vai produzir uma edição limitada de 500 unidades do GTA e do GTAm.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade