A Volvo Cars tem como um dos seus próximos objetivos ser uma “empresa circular” no sentido de adotar o curso económico do mesmo nome que se caracteriza pela manutenção dos produtos e dos componentes durante mais tempo para que seja reduzido o recurso a novos materiais assim como o desperdício.
Assim também a Volvo aposta em afastar-se do processo linear e enveredar pelos princípios da ‘economia circular’ aplicando os princípios circulares mais amigos do ambiente que estão na disponibilidade das matérias-primas e do seu uso bem como na gestão dos resíduos.
A marca sueca determinou como meta até 2025 “reduzir o máximo possível de emissões de CO2 e de custos dos produtos e serviços atuais” e, até 2040, “desenvolver uma nova geração de produtos, serviços e processos capazes de gerar negócio circular”; sendo este último o ano em que a Volvo Cars“pretende tornar-se numa empresa totalmente circular”.
Nesta estragégia de “empresa circular”, a Volvo inclui os seguintes passos:
-Utilizar 25% de materiais reciclados e de base biológica nos automóveis até 2025 com opções mais sustentáveis selecionando materiais como couro e madeira;
-Minimizar o desperdício, reduzindo desde já o desperdício da produção em 15% até 2021;
-Reter o valor dos componentes, através da reutilização e recondicionamento de peças;
-Desenvolver novos negócios e oportunidades que otimizam o uso eficiente do ciclo de vida dos produtos e das componentes.