Novidades

Tesla: Musk forçou, Trump apoiou e as autoridades locais cederam

Condado californiano concorda que a Tesla reabra a fábrica com determinadas condições de segurança
Texto
Fábrica da Tesla de Fremont (Associated Press)
Fábrica da Tesla de Fremont (Associated Press)

As autoridades de saúde do condado californiano de Alameda decidiram agora autorizar a abertura da fábrica da Tesla em Fremont já na próxima semana, no caso da empresa de Elon Musk aceitar o plano de prevenção contra a pandemia de covid-19.

O braço de ferro entre Elon Musk e as autoridades locais subiu de tom nos últimos dias, depois de o homem forte da Tesla ter revelado na terça-feira que a fábrica norte-americana tinha volta a produzir viaturas, ainda sem aprovação das autoridades para voltar à laboração.

A decisão da Tesla de voltar ao trabalho foi apoiada pelo presidente Donald Trump em nota publicada no Twitter.

"A Califórnia deve deixar a Tesla e Elon Musk abrir a fábrica agora. Isso pode ser feito com rapidez e segurança”, sublinhou o presidente norte-americano.

A pressão de Musk e Trump parece ter resultado já que esta quarta-feira as autoridades do condado californiano de Alameda, revelaram que receberam o plano da Tesla e após “discussões produtivas e recomendações adicionais de segurança”, esperam que o plano da marca seja colocado em prática.

“Se o plano de prevenção incluir as normas solicitadas e os indicadores de saúde pública permanecerem estáveis ou melhorarem, concordamos que a Tesla possa começar ainda esta semana a aumentar as suas operações mínimas de forma a preparar a abertura da fábrica na próxima semana”, sublinhou o departamento de Saúde Pública do condado de Alameda em comunicado.

As autoridades locais não mencionaram no entanto se a Tesla concordou em interromper as operações iniciadas na terça-feira até que os requisitos solicitados sejam cumpridos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade