Novidades

Toyota arranca com a produção do novo GR Yaris

Primeiras entregas a clientes europeus estão previstas para o final do ano
Texto
Novo Toyota GR Yaris
Novo Toyota GR Yaris

A Toyota revelou agora que a produção do novo GR Yaris arrancou no Japão e que o primeiro modelo saiu da linha de produção no dia 26 de agosto.

O novo modelo desportivo está ser produzido na linha de produção da fábrica de Motomachi em Toyota City, uma unidade totalmente nova que  foi projetada para as necessidades específicas de produção do novo desportivo.
 
De acordo com a filosofia Kaizen da marca nipónica, o regresso da Toyota à produção no Japão de carros desportivos criou a oportunidade para os engenheiros melhorarem os processos de produção que são específicos do GR Yaris.

 Adicionalmente, a Toyota Gazoo Racing (TGR) aproveitou a oportunidade para criar o que designa de ‘fábrica GR’, uma instalação dedicada à produção de carros desportivos GR.

A fábrica compreende várias células de montagem distintas, conectadas por veículos guiados automaticamente (AGVs) e inclui novas linhas de montagem. Estes processos permitiram a produção de carroçarias com elevada rigidez - essenciais para carros desportivos - e garantem uma montagem com superior precisão - ambas difíceis de alcançar em linhas de produção em série com grande volume.
  
Nascido do WRC, o GR Yaris é um desportivo único com uma carroçaria específica de três portas, uma plataforma dedicada e emprega alumínio em várias zonas da carroçaria para baixar o centro de gravidade e o peso (apresentando apenas 1.280 kg).

Alimentado por um novo e leve motor turbo de 1,6 litros, com 261 cv de potência, o GR Yaris acelera de 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h.
  
A Toyota já fez saber que após o bem-sucedido lançamento de reservas online em Portugal no passado mês de julho, as primeiras entregas estão previstas para final de 2020 e início de 2021.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade