Novidades

Mercedes-AMG CLA 45: depois do Coupé chegam duas potentes Shooting Brake

Nova Mercedes apresenta uma potência até 421 CV e um modo Drift
Texto

A Mercedes revelou agora dois novos modelos da CLA 45 Shooting Brake com motor AMG numa linha de sucessão lógica dentro da nova geração do modelo.

Trata-se da CLA 45 4Matic+ Shooting Brake e do CLA 45 S 4Matic+ Shooting Brake, dois potentes modelos compactos que complementam o portfolio de desportivos da marca com uma vasta gama de equipamentos.

O motor de 2.0 litros turbo de quatro cilindros é mais potente que o seu antecessor, com uma potência de 387 CV ou 421 CV.

No caso do bloco de 421 CV, o mesmo que equipa o novo Mercedes-AMG 45 S 4 Matic e que foi apresentado recentemente, a AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 40 CV. O binário máximo também foi aumentado de 475 para até 500 Nm.

Com estes números as novas Shooting Brake com motor AMG proporcionam um desempenho extremamente desportivo permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.1 e 4.0 segundos.

A velocidade máxima do modelo base está limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto a versão S está limitada de fábrica a uma velocidade máxima de 270 km/h. Com o opcional pack AMG Driver, a versão base também pode atingir os 270 km/h.

Nova é igualmente a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades AMG Speedshift DCT8G que contribui igualmente para o carácter ágil e dinâmico do veículo. As relações de caixa foram configuradas por forma a que o condutor sinta uma aceleração extremamente espontânea em todos os regimes de velocidade, combinada com a rápida engrenagem aquando da passagem para uma mudança superior.

Em função do modo de transmissão selecionado da AMG Dynnamic Select, o condutor recebe uma configuração específica da transmissão com diferentes características do acelerador e da caixa de velocidades.

Já a função Race-Start equipada de série permite a máxima aceleração do veículo a partir da condição de parado, proporcionando uma experiência extremamente emocional. Isto também se aplica ao som da transmissão com a interrupção parcial da ignição aquando da passagem para uma mudança superior,.

Mas as novidades neste modelo não ficam por aqui já que o sistema de tração integral ativo e totalmente variável AMG Performance 4Matic+ é o novo equipamento que contribui substancialmente para a incomparável experiência de condução, que oferece a distribuição seletiva da força de tração às rodas do eixo traseiro através do AMG Torque Control. Isto significa que a força de tração é distribuída às rodas esquerda e direita de forma extremamente flexível e com diferentes proporções, de acordo com a situação de condução em análise, permitido uma melhor tração, independentemente das condições da superfície da estrada e da trajetória.

Além disso, o modo Drift (de série na versão S, incluído no opcional pack AMG Dynamic Plus para o modelo base) proporciona um condução ainda mais dinamica.

Isto é possível através de um recém-desenvolvido diferencial do eixo traseiro, que pela primeira vez incorpora duas embraiagens multidisco. Estas abrem e fecham rapidamente para controlar a transmissão da força de tração individualmente a cada roda traseira.

Em matéria de travões estes dois novos modelos contam com um sistema de alta performance assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma relevada resistência ao desgaste. No modelo base, as pinças de travão monobloco fixas de 4 êmbolos no eixo dianteiro atuam nos discos de travão de 350 x 34 milímetros, enquanto no eixo traseiro, as pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo atuam nos discos de travão de 330 x 22 milímetros.

Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor cinza integram uma inscrição AMG branca.

O modelo S e o modelo base com o pack AMG Dynamic Plus (opcional) são desacelerados por um sistema de travagem ainda com maiores dimensões, estando equipado com pinças de travão fixas de 6 êmbolos e discos de travão de 360 x 36 milímetros no eixo dianteiro. Neste caso, as pinças de travão são pintadas na cor vermelho e integram um logótipo AMG preto.

Num primeiro olhar atento percebemos que estes dois modelos apresentam um design mais musculado. O longo capot, a superfície vidrada com uma linha dos vidros estilo coupé, os ombros musculados sobre os guarda-lamas e a traseira baixa revelam claramente os genes de um veículo desportivo.

A grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais identifica inconfundivelmente o Shooting Brake como um membro da família AMG Performance. Ao mesmo tempo, o "nariz de tubarão", os faróis estreitos e marcadamente definidos e o capot plano e aerodinâmico conferem à dianteira uma aparência agachada.

A secção traseira é caracterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. As versões S distinguem-se pelas suas maiores ponteiras de escape de 90 mm de diâmetro com inscrição AMG.

A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com quatro barbatanas verticais contribui para o aumento do desempenho aerodinâmico. O perfil aerodinâmico na cor da carroçaria no spoiler do tejadilho complementa os elementos de destaque da traseira.

Com 871 milímetros, a abertura do compartimento de carga é significativamente mais larga do que a do modelo antecessor (635 mm). Além disso, a porta do compartimento de bagagens também pode ser aberta confortavelmente sem utilizar as mãos através das funções Easy-Pack e Hands-Free Access.

Em matéria de arrumação estes novos modelos apresentam um compartimento de bagagens com 505 litros.

No interior a versão CLA 45 S 4Matic+ está equipado com elementos de destaque na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o volante AMG Performance em pele nappa/microfibra Dinamica com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante, e ainda iluminação ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras