Mobilidade

Conhece dois EV solares que alimentam o sonho de um futuro sustentável

Pick-up e veículo de mercadorias elétricos que carregam com a luz do sol são as apostas da marca EdisonFuture para a mobilidade do futuro
Texto

Em pouco tempo, a mobilidade tem mudado a sua rota e tem começado um processo de transformação interessante de se ver. Esta mudança, fruto de uma exigência ambiental que já deveria ter sido ouvida há mais tempo, é excitante de se ver e surpreende a cada nova apresentação e protótipo.

No meio de tantas novidades mais sustentáveis, os veículos solares parecem estar a dar cartas e há cada vez mais marcas a apostar no sol como fonte de energia. A EdisonFuture é uma delas.

EF1-T

A marca subsidiária da SPI Energy, uma empresa de energias renováveis chinesa, mostrou na feira automóvel de Los Angeles os seus dois veículos solares, o EF1-T, uma pick-up, e o EF1-V, um veículo ligeiro de mercadorias, ambos carregados com energia solar.

Apesar de ainda não terem sido divulgadas todas as especificações das propostas solares, já se sabe que a pick-up EF1-T irá estar disponível em três versões distintas, todas com quatro portas, cinco lugares e painéis solares no tejadilho que se estendem, cobrindo a zona de carga.

Interior do EF1-T

A versão Standard tem apenas um motor e autonomia para 480 km (estimativa EPA). A versão Premium surge com motor duplo que garante aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos e, de acordo com a estimativa EPA, tem autonomia para 600 km. Já a versão de topo, batizada de Super, tem motor triplo, acelera dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem autonomia de 724 km (também estimativa EPA).

EF1-V

O EF1-V utiliza o mesmo chassis e plataforma da pick-up mas foi criada com o objetivo de ser um veículo de carga que se adapta às mais variadas necessidades de quem a conduz. Tal como acontece com a pick-up, tem painéis solares no tejadilho que permitem carregar a bateria tanto em andamento, como parado.

Vai surgir em duas versões, a Standard e a Long Range, sendo que a primeira tem apenas um motor e a segunda dois. Vai estar disponível com duas opções de carga, uma com 7,3 m3 e outra com 11,3 m3.

Interior do EF1-V

Até agora, não foi ainda anunciada data de lançamento, nem é possível fazer a pré-reserva dos veículos solares da EdisonFuture. Ainda assim, fica a curiosidade e a vontade de ver mais veículos que carreguem com o sol a percorrer as estradas do mundo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal