Energia

Arquiteta portuguesa distinguida nos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024

Rita Gomes desenvolve soluções solares para espaços interiores
Texto
Rita Gomes distinguida nos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024
Rita Gomes distinguida nos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024

A arquiteta portuguesa Rita Gomes é a vencedora do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia” (Woman in Energy), pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy, pioneira na utilização de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário.

O projeto de Rita Gomes ficou em primeiro lugar numa votação pública online, de acordo com nota divulgada pela Comissão Europeia. A arquiteta portuguesa recebeu o galardão durante a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), que teve lugar nesta terça-feira, em Bruxelas.

Com sede no Porto, o desafio da start-up de Rita Gomes é desenvolver uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar. "A nossa missão passa por criar soluções inovadoras em que possamos aplicar, à escala mundial, as vantagens desta tecnologia solar integrada no mobiliário, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e ambientalmente mais responsável", reforça a vencedora.

A Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB.

Rita Gomes é uma das três finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia. O prémio distingue mulheres que lideram projetos e atividades inovadoras que, quando replicadas, podem ajudar a promover a transição para a utilização de fontes de energias mais sustentáveis na Europa. É dada especial atenção ao contributo feminino nesta iniciativa, por forma a impulsionar a integração, em termos de género, e apoiar a igualdade de oportunidades no setor da energia.

As outras finalistas são Françoise Réfabert da França, e ainda Karolina Attspodina da Alemanha. Françoise desenvolveu uma visão inovadora na área do financiamento acessível para renovações ao nível da energia doméstica. Karolina tem a missão de trazer a energia solar para as varandas dos espaços habitacionais, através de kits de bricolage.

Prémios Europeus de Energia Sustentável distinguem os melhores projetos e líderes europeus no domínio das energias sustentáveis

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável (Prémios EUSEW) distinguem pessoas e projetos que sejam notáveis pela sua inovação e empenho em termos de eficiência energética e energias renováveis. Os nove finalistas foram selecionados por um júri conceituado e de elevado renome, em três categorias: Inovação, Ação de Energia local e Mulheres na Energia – antes de terem sido submetidos a uma votação pública online.

A Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), o maior evento anual dedicado às energias renováveis e à utilização eficiente da energia na Europa, realiza-se de 11 a 13 de junho, sob o tema «Soluções zero para uma Europa competitiva». O evento irá reunir autoridades públicas, empresas privadas, ONG’s e consumidores para dar a conhecer iniciativas que promovam a descarbonização, através de tecnologias e soluções sustentáveis e que permitam uma transição adequada, quer para as pessoas quer para as empresas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai