Ogier: “Temos de fazer um bom trabalho de casa”

Francês pode tornar-se recordista absoluto de vitórias em Portugal
Texto
Sébastien Ogier (Citroën Racing)
Sébastien Ogier (Citroën Racing)

Sébastien Ogier (Citroën C3) defende que o facto de ser líder do campeonato não lhe vai "facilitar a vida no rali de Portugal", pois vai ser obrigado "a abrir a estrada no primeiro dia" da prova.

O líder do WRC diz em entrevista à agência Lusa que "para somar muitos pontos" nesta sétima ronda do Mundial de Ralis terá de "terminar o mais à frente possível na sexta-feira". "Portugal é um rali de que sempre gostei. Tive bons desempenhos no passado e, por isso, é bastante agradável regressar, apesar de estar consciente de que o facto de liderar o campeonato não me vai facilitar a vida este ano”, referiu o piloto de Gap.

Segundo Ogier, para ter a “oportunidade de somar muitos pontos”, será preciso “gerir bem o facto de ser o primeiro em pista na sexta-feira, de forma a terminar o mais à frente possível”, sendo que “a gravilha será crucial para o resto da prova”.

Novidade no primeiro dia são os troços na região centro, mas Ogier espera que o piso seja melhor do que o do Alto Minho: “Temos de fazer um bom trabalho de casa para conseguir andar no máximo logo desde a primeira passagem. Com a alteração que houve este ano na primeira etapa, que era anteriormente a mais dura das três, espero que os troços sejam mais rápidos e mais suaves."

Quando lhe perguntam qual a especial preferida em Portugal, "Fafe" recebe a eleição sem hesitações: "Para além do seu estatuto icónico e das grandes multidões que se reúnem no salto, também é uma especial incrível de se conduzir. Mas, hoje em dia, já todos a sabemos de cor pelo que tende a parecer-se mais com correr num circuito do que num rali."

Com cinco triunfos (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017), tantos quantos Markku Alén, Ogier tem a possibilidade de ultrapassar o finlandês e isolar-se como recordista de triunfos. Nada que lhe roube o sono.

"É uma honra partilhar este recorde com um piloto destes, mas não encaro isso como um fator de pressão adicional. Sempre me comprometi com cada prova, tendo as maiores ambições e a tentar dar o melhor a cada rali", concluiu.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras