DGS autoriza Rali de Portugal e “inevitavelmente” vai haver público

Quarta etapa do WRC realiza-se neste mês de maio no centro e norte do país
Texto
Rali de Portugal (Lusa)
Rali de Portugal (Lusa)

O Rali de Portugal já tem luz verde das autoridades sanitárias nacionais para realizar-se entre os dias 21 e 23 deste mês e, nessa autorização concedida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a entidade responsável reconheceu que a prova terá “inevitavelmente” a presença de público contando com a colaboração da organização e a confiança dos governantes na preservação da saúde pública.

"Tenho grande confiança nos nossos organismos, nomeadamente na Direção-Geral da Saúde e na comissão técnica dos eventos de massa. A informação que tenho é que deu um parecer favorável para o Rali de Portugal", disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, numa citação da agência Lusa, tendo Lacerda Sales sublinhado que foi pedido "às forças de segurança que pudessem, dentro das suas possibilidades, tentar controlar este afluxo" de pessoas que é esperado.

A DGS reconheceu que o Rali de Portugal "é um evento desportivo de reconhecido impacto, inevitavelmente acompanhado de um número significativo de adeptos que, não obstante as restrições, estarão dispostos a correr riscos de saúde e legais para poder assistir ao evento".

No documento que autoriza a realização da etapa portuguesa do Mundial de Ralis, o organismo defende, como escreve a Lusa, a aplicação do "princípio da precaução" para o "melhor interesse da saúde pública".

"A organização deve sensibilizar a população para o risco que a presença de público configura no contexto atual. Assim, deve ser assegurada a articulação com as forças de segurança territorialmente competentes para que seja realizado o necessário controlo de aproximação de público às zonas limítrofes da competição desportiva. A organização deve encetar todos os esforços para evitar e dissuadir a presença de público, de forma não controlada."

No documento de autorização, a DGS não deixa de fazer alusão ao plano de atividade de contingência, apresentado pela organização da prova, que contempla "medidas mitigadoras do risco considerando zonas específicas para acesso ao público controladas por membros da organização e forças de segurança".

Nesse sentido, é frisado que "a ocupação dos locais do evento, no que concerne à alocação de pessoas, deve garantir o cumprimento do distanciamento físico de cerca de dois metros entre pessoas em todos os momentos", bem como outras medidas de contenção do novo coronavírus, como o "uso correto e permanente de máscara".

O Rali de Portugal é quarta prova do WRC 2021 e vai ser realizar-se entre 21 e 23 deste mês de maio na zona centro do país – com classificativas em Coimbra, Lousã, Góis e Arganil – e na zona norte – em Lousada, Paredes, Mortágua, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante, Porto, Felgueiras, Montim, Fafe e Matosinhos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade