Márquez está a uma vitória do título: as contas dos ‘match points’

Piloto espanhol pode fazer a festa do título no GP da Tailândia
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez apenas depende de si para arrumar as contas do seu oitavo título mundial, o sexto na categoria rainha, bastando para isso uma vitória no GP da Tailândia.

Mas no caso do piloto espanhol da Honda não conseguir repetir a vitória de 2018 no Circuito de Buriram, nada está perdido já que Marc Márquez terá ainda outros 'match points' e poderá fazer a festa em casa da Honda, no GP do Japão.

Depois da ‘fuga’ perfeita no GP de Aragão, Marc Márquez tem atualmente 98 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Andrea Dovizioso (Ducati) e 144 pontos para Alex Rins (Suzuki) que é terceiro.

Desta forma e quando estão em jogo um total de 125 pontos, Márquez precisa de vencer o GP da Tailândia para fazer a festa, mas se for segundo ou terceiro e terminar à frente de Dovizioso também pode abrir o champanhe, já que o espanhol precisa apenas de somar mais dois pontos que o italiano da Ducati para conquistar o seu sexto título de MotoGP.

Assim se Márquez terminar em primeiro, segundo, terceiro e quarto, o espanhol é campeão se Dovizioso terminar atrás do piloto da Honda. 

Márquez pode pode ainda festejar o título na Tailândia se terminar em quinto e Dovizioso acabar dois lugares abaixo do piloto espanhol e assim sucessivamente nas restantes posições dos pontos. Ou seja, o piloto espanhol terá de conquistar sempre mais dois pontos que o seu adversário italiano.

No pior dos cenários para o piloto espanhol, que seria o seu abandono em Buriram e a vitória de Dovizioso, ficava tudo em aberto para as próximas rondas e o espanhol da Honda voltaria a ter um novo ‘match point’ no GP do Japão, onde uma vitória acabaria por arrumar de vez as contas do título para Márquez, mesmo que Dovizioso fosse segundo.

Mas é aqui que a história está ao lado de Márquez, já que o piloto espanhol nunca deixou de aproveitar o primeiro ‘match point’ para celebrar a conquista de um título.

Aconteceu assim em Motegi em 2018, com Dovizioso e com as Yamaha de Rossi e Lorenzo em 2016, também no GP do Japão.

O piloto da Honda tem revelado ao longo da época uma regularidade impressionante e apenas por uma vez não subiu ao pódio, o que aconteceu em Austin onde abandonou na sequência de uma queda.

De resto soma oito vitórias e subiu por cinco vezes ao segundo lugar do pódio e por isso já acumulou 300 pontos nas contas do campeonato, ao contrario de Dovizioso que apenas subiu ao pódio por sete vezes em 14 ronda já realizadas.

Com Márquez a caminho do título, o espanhol pode ainda ambicionar a bater um novo recorde já que esta época pode terminar com o maior número de pontos conquistado numa temporada.

Esse recorde pertence ao seu companheiro de equipa, Jorge Lorenzo, que em 2010 alcançou 383.

Márquez tem 125 pontos para poder bater o recorde de Lorenzo, mas para já precisa de vencer na Tailândia, ou somar mais dois pontos que Dovizioso, para fazer a festa do titulo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade