GP de Espanha: Quartararo vence corrida de loucos e Oliveira é oitavo

Piloto francês alcançou a primeira vitória da carreira no MotoGP
Texto
Fabio Quartararo (Lusa)
Fabio Quartararo (Lusa)

Fábio Quartararo (SRT Yamaha) conquistou este domingo a vitória no GP de Espanha, prova de abertura da temporada de MotoGP e onde Miguel Oliveira (Tech3 KTM) terminou na oitava posição.

Depois de uma longa espera devido à pandemia de covid-19, os fãs do MotoGP que não puderam estar em Jerez para o arranque da temporada, acabaram por assistir em casa a uma corrida intensa, onde o piloto francês que largou da ‘pole’ foi rapidamente ultrapassado por Maverick Viñales (Yamaha), Marc Márquez (Honda) e Jack Miller (Pramac Racing).

A luta entre Viñales e Márquez pelo comando da corrida acabou por ser favorável ao espanhol da Honda que rapidamente conseguiu ultrapassar o piloto da Yamaha.

Com Marc Márquez na frente o piloto da Honda tentou rapidamente fugir aos seus perseguidores, mas na quarta das 25 voltas do GP de Espanha, o campeão do mundo tem uma saída de pista que o atira para o 16.º lugar.

Viñales fica na frente seguido por Miller e Quartararo e Marc Márquez é obrigado a realizar uma corrida de trás para a frente na tentativa de terminar no pódio.

O espanhol da Yamaha tentava aguentar os ataques dos seus mais diretos adversários, mas acabou por cometer dois erros que levaram a perder o comando da corrida para Quartararo que já tinha ultrapassado Miller.

Vinãles caiu então para terceiro e lá atrás Marc Márquez começava a galgar posições volta após volta.

Com o espanhol da Honda a ser o piloto mais rápido em pista, a sete voltas do final Márquez estava já na quarta posição e não demorou muito a entrar no pódio.

Contudo a quarta voltas do final e depois de ultrapassar Maverick Viñales, que já era segundo, o espanhol da Honda sofreu uma queda violenta na curva quarto, acabando por abandonar, tendo ficado a queixar-se da mão direita.

Na frente da corrida, Fabio Quartararo alcançou a primeira vitória da sua carreira no MotoGP, relegando para a segunda posição Maverick Viñales a 4.603s, enquanto Andrea Dovizioso (Ducati) foi terceiro, depois de ultrapassar Jack Miller, garantindo assim o seu primeiro pódio  da sua carreira em Jerez e terminando a 6.668s de Quarataro.

Já Miguel Oliveira realizou uma corrida de trás para à frente, depois de se ter qualificado na 17.ª posição para a corrida, o português arrancou do 15.º lugar devido às ausências por lesão do espanhol Alex Rins (Suzuki), que caiu na Q2 , e do britânico Cal Crutchlow (Honda), que caiu no Warm-Up na manhã deste domingo.

Oliveira manteve um bom ritmo no inicio da corrida e com o passar das voltas, foi ganhando algumas posições e a meio do GP de Espanha, o piloto luso já estava na nona posição, quando foi ultrapassado pelo espanhol Marc Márquez .

Miguel Oliveira não baixou o andamento e acabou mesmo por ultrapassar Valentino Rossi (Yamaha) na luta pelo oitavo lugar, com o italiano a abandonar a corrida, poucas voltas depois, com problemas na sua Yamaha.

O piloto português acabou por terminar a corrida na oitava posição, a  414 milésimos de segundo da sétima posição, igualando assim o seu melhor resultado no MotoGP, a 13.441 segundos de Quartararo e somando os primeiros pontos da temporada, numa corrida que terminou com numa corrida com cinco abandonos (Marc Márquez, Valentino Rossi, Iker Lecuona,  Joan Mir (Suzuki) e Aleix Espargaró (Aprilia).

Com estes resultados, Quartararo é o primeiro líder do campeonato, com 25 pontos, mais 17 do que Miguel Oliveira, que é oitavo e tem oito pontos.

O Filme da Corrida.

 

Classificação do GP de Espanha de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Fabio Quartararo  (SRT Yamaha), 25 pontos

2. Maverick Viñales (Yamaha), 20

3. Andrea Dovizioso (Ducati), 16

4. Jack Miller (Pramac Racing), 13

5. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), 11

6. Pol Espargaró (KTM), 10

7. Francesco Bagnaia (Pramac Racing), 9 

8. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 8 

9. Danilo Petrucci (Ducati), 7

10. Takaaku Nakagami (LCR Honda), 6

Classificação do Mundial de Construtores

1. SRT Yamaha, 36 pontos

2. Ducati, 23

3. Pramac Racing, 22

4. Yamaha, 20

5. KTM, 13

6. Tech3 KTM, 8

7. Avintia Racing, 7

8. LCR Honda, 6 

9. Honda, 4

10. Aprilia, 1

O MotoGP segue em pista já no próximo fim de semana de dia 26 de julho, novamente em Jerez , com o GP da Andaluzia.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade