GP da Rep. Checa: Márquez domina e alcança a sexta vitória da época

Piloto espanhol entrou no clube das 50 vitórias no MotoGP
Texto
Marc Márquez (Reuters)
Marc Márquez (Reuters)

Marc Márquez (Honda) conquistou este domingo a vitória no GP da República Checa, décima ronda da temporada de MotoGP, numa corrida que dominou desde o inicio.

O pentacampeão do mundo que saiu da pole position, assumiu o comando da corrida logo na largada e controlou as 20 voltas ao circuito de Brno, para conquistar a sua 50.ª vitória no Moto GP em 76 corridas realizadas na categoria rainha.

Uma corrida que se iniciou com um atraso de 40 minutos devido à chuva que caiu antes da corrida e que deixou a pista bastante molhada.

Apesar da corrida ter começado mais tarde, alguns pontos do circuito estavam molhados, mas a situação foi melhorando, permitindo que todos os pilotos largassem para a corrida com pneus slick.

Marc Márquez não facilitou na largada e assumiu a cabeça da corrida com Andrea Dovizioso (Ducati) na segunda posição e Alex Rins (Suzuki), a subir ao terceiro lugar.

A primeira volta ficou marcada pela queda de Joan Mir (Suzuki) e Franco Morbidelli (SRT Yamaha) na sequência de um toque entre os dois pilotos.

Já Valentino Rossi (Yamaha), que saiu do sétimo lugar da grelha, esteve na luta pelo top cinco logo nas primeiras voltas, mostrando um bom ritmo.

Durante as primeiras dez voltas, Dovizioso, Rins e Miller tudo tentaram para não deixar fugir Marc Márquez, mas a meio da corrida o espanhol da Honda disparou na frente, aumentando o ritmo, e rapidamente conquistou três segundos de vantagem para o piloto da Ducati.

Na luta pelos restantes lugares do pódio, Dovizioso consegui fugir a Rins e Miller, enquanto a luta pelo lugar mais baixo do pódio só ficou resolvida a duas voltas do final quando Miller se despachou de Rins.

Valentino Rossi não conseguiu aguentar o quinto lugar que alcançou a meio da corrida, acabando por ser ultrapassado por Carl Crutchlow (LCR Honda) que desta forma fechou o top cinco desta 10.ª ronda da temporada.

Já Miguel Oliveira (Tech3), que largou do 16.º lugar da grelha, conseguiu subir até ao 13.º lugar final, somando assim mais três pontos para as contas do campeonato, numa corrida onde o português esteve na luta pelo 12.º posto com Maverick Viñales (Yamaha).

Após o GP da Rep. Checa, Marc Márquez é ainda mais líder do mundial com 210 pontos, mais 63 pontos que Andrea Dovizioso que ocupa a segunda posição e mais 81 pontos que Danilo Petrucci (Ducati) que é terceiro.

Alex Rins ocupa o quarto lugar com 114 pontos e Maverick Viñales é quinto com menos 119 pontos que Marc Márquez.

Já Miguel Oliveira ocupa o 18.º lugar do campeonato com 18 pontos, os mesmo que Johann Zarco (KTM) e menos um que Lorenzo que é o 16.º do campeonato.

A próxima ronda do mundial de MotoGP é o GP da Áustria que terá lugar dentro de uma semana.

Classificação Final do GP da Rep. Checa

 

Filme da Corrida. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade