Ferrari assume “erro” com Leclerc em função do “risco”

Piloto monegasco foi eliminado na Q1
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

A Ferrari assumiu que cometeu um erro com Charles Leclerc ao não mandar sair o piloto monegasco para a segunda tentativa na Q1 da Qualificação. O diretor da equipa explicou que, ao arriscar poupar um jogo de pneus, cálculos mal feitos resultaram na eliminação na primeira ronda da Qualificação.

“Podemos discutir que estes são erros que a Ferrari não deveria cometer, mas com a posição da equipa (96 pontos atrás da Mercedes) significa que precisamos assumir alguns riscos”, afirmou Mattia Binotto: “Não há dúvida, quando olhamos para as implicações, que ficar de fora do Q2 representa um desafio ainda maior do que tentar desafiar os rivais no Q3”.

Nestas declarações veiculadas pelo «Motorsport.com», Binotto explicou como falharam as contas: “O tempo de corte é calculado em tempo real baseado no que nós vemos na pista e nos tempos de todos os pilotos em cada setor. Quando calculamos a linha de corte, normalmente adicionamos uma margem além do esperado. A margem é boa o suficiente para acomodar quaisquer incertezas e tolerâncias, o que pode acontecer normalmente durante a sessão.”

Mas, desta vez, os cálculos falharam: “O que aconteceu é que a margem que aplicámos não foi a suficiente.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade