Patrão de Miguel Oliveira tem “grande fé nele e muita ambição” para 2021

Hervé Poncharal diz que 2020 é um ano de preparação para o piloto português
Texto
Hervé Poncharal
Hervé Poncharal

Hervé Poncharal, o patrão da equipa Tech3 KTM onde alinha Miguel Oliveira no Mundial de MotoGP, acredita que o piloto português já poderá mostrar em 2021 todo o seu potencial, em que ele acredita desde há muito.

O diretor da equipa satélite da KTM confessou, em entrevista à agência Lusa, admirar o piloto luso "há vários anos" e garantiu "recordar perfeitamente" a primeira vitória de Oliveira num Mundial, há cinco anos.

"Já o acompanhava nessa altura e fiquei muito feliz por ele", admitiu Poncharal recordando o que aconteceu: "Foi num ano em que mostrou que era o piloto mais forte do campeonato e em que devia ter sido campeão. Mas, infelizmente, o desporto quis de maneira diferente e um incidente na Alemanha impediu que festejasse o título."

O francês reconhece que o ano de estreia de Oliveira no MotoGP em 2019 "não foi fácil", pois viu a sua época encurtada devido a uma lesão e que. como em “2020 também terá a época encurtada, pela covid-19”, para o português “não está fácil poder ganhar experiência em MotoGP".

Poncharal acredita mesmo assim que 2020 será "um ano importante" para a afirmação da sua equipa e do próprio Miguel Oliveira: “Este ano, a KTM reorganizou-se e vamos ter o material de fábrica logo desde início, o que será importante.”

“Falar sobre resultados é que não é fácil, pois há muitas motos oficiais na grelha. Mas acredito que estaremos regularmente nos dez primeiros lugares. Talvez ainda seja possível conseguir um ou outro top 6 ou top 5. O mais importante será diminuir a distância para o vencedor, para dez ou 15 segundos", assinalou o francês.

Apesar das cautelas, o diretor da Tech3 acredita que "se o Miguel tiver oportunidade de ir ao pódio, com certeza vai agarrá-la". "Sabemos o nível de pilotagem que tem e temos muita confiança nele", garantiu ainda notando que será "importante" para o piloto luso adaptar-se o mais rápido possível à categoria rainha, pois "as motos são autênticos animais" de potência.

"É preciso perceber uma data de coisas sobre a moto antes de se conseguir extrair todo o potencial a 100%", explicou Poncharal destacando que o seu piloto é "muito bom tecnicamente e a trabalhar com o engenheiro" e aguardando "um ano de preparação".

Assim, a próxima época que se espera dentro de um calendário normal é olhada com muito otimismo em relação ao piloto português: "Tenho grande fé nele e muita ambição. O de 2021 já será, então, um ano em que poderá demonstrar, finalmente, todo o seu potencial."

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade