GP da Hungria: finalmente, a pole position é de Max Verstappen

Piloto da Red Bull esreia-se nas 'poles' e acaba com jejum de 13 anos da Honda
Texto
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

E finalmente, Max Verstappen conquista pela primeira vez uma pole position na sua carreira na Fórmula 1.

O piloto holandês da Red Bull marcou essa estreia para a partida do GP da Hungria deste domingo.

Num sábado em que o recorde do Circuito de Hungaroring caiu várias vezes, Verstappen estreou-se nas ‘poles’ com uma ‘volta canhão’ em 1m14.572s.

O piloto holandês tornou-se no 100.º piloto a fazer uma pole position na F1 e foi já com sete vitórias na F1 no seu currículo que demorou também quase 100 corridas (93) a chegar ao primeiro lugar da grelha de partida.

A ‘pole’ de Verstappen com a Red Bull marca também o final de um jejum da Honda de 13 anos, pois a fabricante japonesa que fornece os motores á equipa austríaca não partia do primeiro lugar da grelha desde o GP da Austrália de 2006.

A Qualificação deste sábado do GP da Hungria foi de ‘cortar a respiração’ não só pela exibição de Verstappen, que se colocou logo na frente dos tempos com a primeira saída para pista na Q3, mas também pela luta que teve com os Mercedes.

Valtteri Bottas respondeu na sua segunda saída ao andamento do holandês, mas a segunda tentativa do piloto #33 foi ainda mais supersónica ultrapassando o finlandês em 18 milésimos de segundo.

O líder do Mundial, Lewis Hamilton ficou pela segunda linha da grelhe sendo o terceiro e último piloto a conseguir rodar no ‘segundo 14’ no Hungaroring. Ao lado do Mercedes do campeão do mundo estará o Ferrari de Charles Leclerc.

Sebastian Vettel (Ferrari) e Pierre Gasly (red Bull) fecham o lote de carros das equipas candidatas à vitória e a passagem para o ‘segundo pelotão’ é feita através dos dois McLaren de Lando Norris e Carlos Sainz Jr. que, nitidamente, estão melhor do que todos os restantes desse grupo ‘dos outros’.

Qualificação para o GP da Hungria:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade