F1: Nikita Mazepin não tem licença para correr o GP da Grã-Bretanha

Federação britânica vai mais longe do que a FIA
Texto
Nikita Mazepin (Lusa)
Nikita Mazepin (Lusa)

Nikita Mazepin não tem licença concedida pelo Motorsport UK e o piloto russo da Haas não poderá, por isso, correr o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 deste ano.

A anunciada ausência de Mazepin em Silverstone será uma consequência da suspensão das licenças de pilotos e de equipas, bem como de símbolos nacionais, da Rússia e da Bielorrússia anunciada pela federação britânica de automobilismo.

“Estamos com o povo da Ucrânia, após a invasão e as ações inaceitáveis que se desenrolaram. Este é um momento para a comunidade internacional do automobilismo agir e mostrar apoio ao povo ucraniano e aos colegas da Federação (Automóvel da Ucrânia)”, disse o presidente da Motorsport UK, David Richards, numa citação da Lusa.

A invasão da Ucrânia pela Rússia foi condenada no mundo do desporto por várias federações de várias modalidades em particular e, num âmbito mais geral, pelo Comité Olímpico Internacional (COI) recomendando a proibição de russos e bielorrussos em competições desportivas e na organização de eventos.

No caso particular da Fórmula 1, o GP da Rússia já tinha sido cancelado, mas a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou nesta semana que permitirá a participação de russos e bielorrussos em corridas desde que não usem bandeiras ou símbolos dos seus países.

A FIA mantém, todavia, as suas provas na Rússia e na Bielorrússia suspensas, bem como exclui das suas competições as equipas daqueles dois países. Como se disse em relação a Mazepin, o Motorsport UK alarga a exclusão aos pilotos.

“É nosso dever usar toda a influência que possamos ter para pôr um fim esta totalmente injustificada invasão da Ucrânia”, disse David Richards numa citação do «Crash.net», que acrescenta as três medidas anunciadas pelo Motorsport UK:

-Não há aprovação de licenças para equipas russas/bielorrussas entrarem em competições motorizadas no Reino Unido;

--Não há aprovação de licenças para competidores russos/bielorrussos e elementos oficiais entrarem em competições motorizadas no Reino Unido;

-Símbolos nacionais, cores, bandeiras (em fatos, equipamentos e carro) russos/bielorrussos não são permitidos num evento do Motosport UK.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade