Energia

Central termoelétrica é transformada em parque de armazenamento em baterias

Projeto Nova Power Bank vai começar a armazenar energia em baterias já este ano
Texto
Projeto de armazenamento de energia em baterias (foto: LinkedIn Calpine)
Projeto de armazenamento de energia em baterias (foto: LinkedIn Calpine)

Um dos maiores parques do mundo de baterias para armazenamento de energia limpa vai começar a operar já este ano. Fica perto de Los Angeles, na Califórnia, e vai ajudar o estado a atingir os seus objetivos climáticos ambiciosos.

O Nova Power Bank é um projeto da Calpine avaliado em perto de mil milhões de euros. O parque de baterias elétricas foi construído nos terrenos de uma antiga central termoelétrica a gás e tem capacidade para armazenar energia suficiente para alimentar 680 mil casas por até quatro horas.

Baterias - AWAY
Baterias do Nova Power Bank (foto: LinkedIn Calpine)

Com baterias com capacidade total 680 megawatts, este parque de armazenamento de energia é grande até para a Califórnia que já conta com 55% da capacidade de armazenamento dos Estados Unidos, refere a Reuters

O armazenamento de energia é considerado essencial para a expansão das energias renováveis já que garante que a eletricidade gerada pelo sol e pelo vento não é perdida e é usada em alturas sem produção.

A Califórnia vai precisar de 50 gigawatts de capacidade de armazenamento para conseguir usar apenas energias renováveis até 2045. Só a Calpine está a desenvolver projetos com baterias de cerca de 2000 megawatts.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade