Já fez LIKE no AWAY magazine?

Portugal e Argélia juntos no hidrogénio verde? Costa assim deseja

António Costa deseja maior cooperação entre Portugal e Argélia no campo das renováveis

O primeiro-ministro português António Costa defendeu hoje uma maior cooperação entre Portugal e Argélia no que respeita a investimentos na área das energias renováveis, nomeadamente no campo do hidrogénio verde.

Costa dedicou grande parte da sua intervenção no Fórum Económico Portugal-Argélia, que decorreu hoje em Lisboa e no qual também participou o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, justamente aos temas da energia e dos desafios das alterações climáticas.

PUB

Reconhecendo que a Argélia “é um dos principais fornecedores de gás natural para Portugal”, e tem um “papel fundamental” no abastecimento energético do país, o primeiro-ministro sublinhou que uma alteração do modelo energético não significa “deixar de utilizar e consumir recursos em que a Argélia é muito rica”.

Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune e, PM português, António Costa (foto: Duarte Manhita/Lusa)

O primeiro-ministro referiu ainda a necessidade de desenvolver e investir noutras fontes energéticas, em particular nas renováveis, como Portugal tem feito através do investimento na energia eólica, hídrica e solar.

No capítulo do hidrogénio verde, António Costa referiu o exemplo das experiências de injeção de gás natural e hidrogénio no mesmo sistema, que já estão em curso em Portugal e que mostram que o gás natural pode ser utilizado “com uma combinação de pelo menos 20% de hidrogénio verde”.

Para o Presidente argelino há dados que indicam que o caminho das renováveis ainda é longo. Um exemplo é que, de momento, a nível mundial, as energias renováveis só correspondem a 20% do consumo energético mundial.

Contudo, Tebboune sublinhou que a Argélia também está a apostar nas energias renováveis, tendo inclusive lançado a sua própria produção nacional de hidrogénio verde.

PUB