Já fez LIKE no AWAY magazine?

Portagem da Ponte Vasco da Gama vai custar quase um ordenado mínimo por ano

Governo impôs um teto máximo de aumentos nas portagens de 4,9% para 2023

O salário mínimo nacional vai subir para os 760 euros em 2023. Se vives na Margem Sul, trabalhas em Lisboa e tens de atravessar a Ponte Vasco da Gama esse valor mal te vai chegar para pagar um ano de portagens. Explicamos aqui porquê.

A euforia dos aumentos para 2023 chega a todos os setores a reboque de uma inflação cujos últimos dados conhecidos apontam para valores ligeiramente abaixo de 10%.

PUB

As concessionárias de autoestradas, como tantas outras empresas de diferentes setores, reclamavam justamente aumentos entre 9,5% a 10,5% e pouco tempo depois chegou a ser equacionado 5%, mas o Governo impôs um travão legislativo levando à definição de um aumento médio de 4,9%.

Ponte Vasco da Gama (foto: Pexels)

No momento em que fechamos este artigo ainda não foram publicadas as tabelas oficiais da Brisa, Ascendi ou Lusoponte, principais operadores de portagens, mas há já alguns cálculos que se podem ir fazendo com base no aumento aprovado.

PUB

Um exemplo é a ponte Vasco da Gama. Se aplicarmos o aumento de 4,9% ao atual valor de 2,90 euros para a categoria 1 (veículos ligeiros), ficamos com um valor de 3,05 euros em 2023. No caso da Ponte 25 de Abril, com o mesmo cálculo a portagem irá ficar em 2 euros para os ligeiros.

O início do ano irá trazer aumentos no preço dos combustíves. Vê aqui a previsão da AWAY

Agora imagina que vives nos concelhos da Margem Sul limítrofes à Ponte Vasco da Gama e que necessitas de ir diariamente de carro para Lisboa. Significa que irás passar sensivelmente 242 dias a ponte (retirando fins-de-semana e férias).

Contas feitas, irás pagar durante o ano de 2023 cerca de 738,10 euros à Lusoponte. Quase o valor de um ordenado mínimo em Portugal!

Claro que podes aqui tirar os feriados, mas também eventualmente terás de adicionar um ou outro fim-de-semana que tenhas de passar a ponte.

Ao invés de pensares utilizar o subsidio de férias ou Natal numa viagem é melhor poupares para a tua viagem diária…

PUB