Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana de 2 a 8 de janeiro de 2023

Preço do gasóleo deverá aumentar até 2 cêntimos e gasolina deverá subir até 6 cêntimos por litro na próxima semana
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 2 a 8 de janeiro de 2023 apresenta uma tendência de subida. O preço do gasóleo deverá aumentar até 2 cêntimos por litro e o preço da gasolina deverá subir até 6 cêntimos por litro.

Assim, a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro, aponta para preço de venda ao público do gasóleo simples com uma subida entre 1 a 2 cêntimos por litro (até 0,02 euros/litro) e preço de venda ao público da gasolina simples 95 subir entre 4,5 a 6 cêntimos por litro (até 0,06 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que até existiu uma tendência ligeira de descida no gasóleo durante a semana em cerca de 2 cêntimos, mas na gasolina as alterações durante a semana foram de forte subida com a média a superar 7 cêntimos por litro. Os dados referentes a dia 29 de dezembro mostram o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,607 euros/litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,605 euros por litro.

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2400 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.

A previsão da AWAY leva em linha de conta a manutenção da valorização do Brent durante toda a semana, com uma valorização negativa de 1,28% nos últimos cinco dias (cotação Brent: 83,71 dólares/barril na abertura da sessão desta sexta-feira, dia 30 de dezembro – fonte OilPrice). No entanto o preço da refinação teve algum impacto nas contas e é ainda algo imprevisível os potenciais impactos das fortes tempestades nos Estados Unidos.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 30 de dezembro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano