Já fez LIKE no AWAY magazine?

Ideia genial transforma trotinete elétrica em scooter em poucos segundos

Conceito apresentado por designers apresenta trotinete elétrica que facilmente se transforma numa pequena scooter

Um dos pontos mais divertidos da mobilidade é que parece que há sempre espaço para inovar. Não importa quão simples possa parecer o dispositivo de transporte, há sempre uma mente criativa que vai dar-lhe uma nova forma. A Beam poderia ser uma proposta de trotinete elétrica como tantas outras. Mas um simples banco escondido transforma-a também numa espécie de pequena scooter.

A Beam é ainda um conceito de mobilidade urbana, idealizada por dois designers, Bhavya Upadhyav e Devam Jangra para ser uma solução divertida, inteligente, consciente e flexível. Esta última característica foi conseguida de uma forma simples e eficiente.

PUB

Conceito Beam é uma trotinete e uma scooter (imagem: Bhavya Upadhyay e Devam Jangra)

Em viagens curtas, a Beam funciona como uma simples trotinete elétrica. O utilizador coloca-se em cima e deixa-se rolar, em pé, por uns quantos quilómetros. Na hora de se fazer viagens mais longas, não há necessidade de se trocar de veículo. É só levantar a patilha que serve de base e que tem um pequeno banco. Em segundos, da trotinete faz-se uma pequena scooter elétrica. Já na hora de ser arrumada, dobra-se para ocupar pouco espaço.

Scooter elétrica e dobrável parece um brinquedo, mas é para adultos

PUB

Sendo ainda um conceito, trata-se mais de apresentar aquilo que a distinguiria de outros veículos semelhantes do que propriamente falar em especificações. Por isso, não há dados para velocidade máxima, autonomia ou tempos de carregamento.

O que interessa com a Beam é mesmo como é que pode ser o melhor meio de transporte para espaços urbanos.

Neste conceito, o design simplista esconde elementos não só importantes como divertidos. A visibilidade é um ponto relevante e, por isso, o conceito desta trotinete apresenta luzes frontais e luzes de travagem. O banco é mais do que isso, é também uma coluna de som que conecta ao telemóvel via Bluetooth e que permite ouvir música quando se está a acampar, por exemplo.

Trotinete elétrica Beam é dobrável (imagem: Bhavya Upadhyay e Devam Jangra)

PUB

Os espaços são todos aproveitados para encaixar mais um ou outro elemento sem perturbar as linhas simples da trotinete elétrica. A bateria amovível é encaixada na plataforma da Beam e o quadro da frente tem espaço para um pequeno kit de primeiros socorros, porque, afinal, acidentes às vezes acontecem.

Trotinetes em Lisboa com estacionamento próprio e limite de velocidade

Os guiadores, apesar de simples, abarcam dois pequenos ecrãs, um onde se pode ver a velocidade a que se anda e o nível de bateria, e outro para ativar as luzes. No meio fica um encaixe para o telemóvel. Ainda há um espaço escondido no punho para se esconder um pequeno AirTag para nunca se perder a trotinete.

Apesar de original, divertida e versátil, a Beam ainda continua no espaço do imaginário e do hipotético. Arriscamo-nos a dizer que é um conceito possível de ser traduzido para os espaços urbanos, mas fica a dúvida se algum dia será possível navegar nas cidades com uma destas trotinetes.

PUB