Fantástico

Scooter elétrica e dobrável parece um brinquedo, mas é para adultos

Desenvolvida no Japão, a scooter Icoma Tatamel dobra-se para caber em qualquer lado e na estrada não tem emissões
Texto

Inspirada nos brinquedos japoneses, dobrável e 100% elétrica: é assim a Tatamel, a nova scooter apresentada pela Icoma, uma empresa do Japão. Podia ser apenas mais uma proposta de mobilidade sustentável, mas a empresa foi mais longe e apresentou um veículo inovador e bastante original.

A Tatamel foi criada a pensar no seu país de origem. No Japão, o espaço para estacionar é limitado e os grandes centros urbanos têm muito trânsito. Por isso, uma pequena moto que pode ser dobrada é uma excelente opção para as pequenas deslocações do dia a dia.

Icoma Tatamel - AWAY
Scooter tatamel dobra-se

Dobrada fica do tamanho de uma mala de viagem e cabe em praticamente qualquer canto, mesmo onde antes uma scooter não poderia caber.

A imagem é talvez o que mais salte à vista nesta pequena moto. Além das linhas muito direitas e das pequenas rodas, o tom amarelo que predomina nas imagens de divulgação dificilmente deixa alguém indiferente.

Mas não tem de ser assim. Os painéis laterais são amovíveis e podem ser personalizados e, além disso, a Icoma salienta que pode ajudar o cliente a criar uma Tatamel única que se adapte ao estilo de vida da pessoa.

Agora uma das partes mais importantes: as especificações do modelo. A scooter elétrica atinge a velocidade máxima de 40 km/h e vem equipada com uma bateria de lítio que garante autonomia para 30 km na estrada. Carrega em três horas numa tomada normal.

Icoma Tatamel - AWAY
Scooter é personalizável

Por enquanto, não passa de uma scooter elétrica. No entanto, foi pensada para ser mais do que isso no futuro. A Icoma pretende usar a moto dobrável como uma fonte de energia portátil que possa servir na prevenção de desastres, gerar energia com painéis solares e até divulgar mensagens através dos painéis laterais.

As pré-encomendas deverão arrancar na primavera de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos