Mobilidade

Trotinetes em Lisboa terão estacionamento próprio e limite de velocidade

Câmara de Lisboa e cinco operadores de micromobilidade urbana assinaram hoje um acordo de organização da atividade
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Trotinetes em Lisboa (foto: DR/AWAY)
Trotinetes em Lisboa (foto: DR/AWAY)

As trotinetes elétricas partilhadas em Lisboa passam a partir de hoje a ter estacionamento designado em zona obrigatória e um limite de velocidade de 20 km/h. A medida tem um prazo de implementação de 60 dias.

O acordo celebrado hoje, dia 9 de janeiro, entre a Câmara Municipal de Lisboa e cinco operadores de atividade de aluguer de trotinetes visa regulamentar a utilização e circulação destes veículos de micromobilidade na cidade, de forma a evitar a continuidade de alguma anarquia que reina na cidade.

Assim, para além dos locais obrigatórios de estacionamento e limite de velocidade, a autarquia estabeleceu um limite de 1500 trotinetes no inverno e de até 1750 trotinetes em operação no verão, por cada operador.

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As trotinetes atualmente não têm uma zona de parqueamento específica (foto: DR/AWAY)

O protocolo assinado pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e representantes dos cinco operadores de redes de micromobilidade ou de trotinetes partilhadas irá ainda obrigar à criação de “hotspots” pela cidade onde os utentes deverão levantar e deixar a trotinete que pretendem utilizar.

O acordo prevê que a viagem não possa ser iniciada ou concluída sem que a trotinete se encontre parqueada nestes locais. Desta forma o utilizador irá continuar a pagar caso não a estacione de forma devida.

Operadores e autarquia acordaram ainda na redução da velocidade máxima permitida para cada trotinete para os 20 km/h. Neste ponto, de acordo com a agência Lusa, Carlos Moedas referiu “que gostava que tivesse ido mais longe e o limite fosse um pouco mais baixo”.

Moedas apelou ainda ao Governo a delegação de competências nas autarquias para que possam ser responsáveis pelo licenciamento de trotinetes, o que atualmente não acontece.

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