Já fez LIKE no AWAY magazine?

Expansão do metro de Lisboa até Alcântara ira evitar 29 mil toneladas CO2

Metro de Lisboa celebra 75 anos em 2023 e será prolongado até Alcântara em 2026

O Metropolitano de Lisboa deu hoje início às celebrações do 75º aniversário e durante a cerimónia o ministro do Ambiente estimou que a conclusão da linha circular e da expansão à zona ocidental da cidade irá permitir evitar a emissão de 27 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Duarte Cordeiro fez esta projeção a 27 de janeiro de 2023, na companhia do primeiro-ministro António Costa, do presidente da CML, Carlos Moedas e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.

PUB

Duarte Cordeiro, Carlos Moedas, António Costa e Vitor Domingues dos Santos (foto: divulgação)

As obras da linha circular do metro de Lisboa estão previstas terminar em 2024, representando um investimento de 331 milhões de euros, com a abertura de duas novas estações: Estrela e Santos.

Vê aqui também: custo de obra de expansão do metro de Lisboa derrapa

Quando em funcionamento esta nova linha irá permitir “mais 47 milhões de novos clientes e mais 30 milhões de passageiros para a rede de transportes”, bem como “evitar a emissão de cinco mil toneladas de CO2”, referiu o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, citado pela Lusa.

PUB

Abaixo vídeo oficial promocional do prolongamento da Linha Vermelha do Metro de Lisboa.

PUB

Prolongamento da linha vermelha até Alcântara em 2026

O plano de expansão do metro de Lisboa até à zona ocidental, com o prolongamento da linha vermelha, irá dar a conhecer quatro novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

Vê aqui também: Nova linha violeta irá ligar Loures e Odivelas

Este projeto implica um investimento de 500 milhões de euros, deverá estar concluído até 2026 e, de acordo com as declarações do ministro, poderá “captar cerca de 25 milhões de novos passageiros, eliminar dois milhões de viagens de automóvel e evitar a emissão de 24 mil toneladas de CO2”.

Gare de Alcântara - linha CP de Cascais (foto: J. Cornelius/Wikimedia/CC)

PUB

75º Aniversário do Metro de Lisboa

Para assinalar o 75º aniversário (ver aqui calendário de ações), o Metropolitano de Lisboa inaugurou a exposição “O Metro dá vida à cidade”, patente no interior de uma carruagem instalada no Terreiro do Paço, junto ao Torreão Poente.

Com esta exposição, o Metro convida os seus clientes a revisitar os marcos históricos da empresa, ao mesmo tempo que apresenta a sua aposta no futuro, dando a conhecer os projetos que está a desenvolver no âmbito do seu Plano de Expansão e Modernização.

“O Metro dá vida à cidade” é uma exposição de entrada livre, que pode ser visitada até dia 28 de fevereiro, todos os dias, das 10h00 às 20h00.

PUB