Já fez LIKE no AWAY magazine?

Ferry elétrico de passageiros será capaz de voar na água a mais de 70 km/h

Embarcação EF-24 Passenger foi apresentada em setembro e deverá começar a operar no Reino Unido já em 2024

O transporte fluvial do futuro vai chegar ao Reino Unido em breve. A partir de 2024, a ligação Belfast, Irlanda do Norte, a Bangor, País de Gales, vai poder ser feita num barco elétrico com hidrofólios, mais concretamente, no primeiro EF-24 Passenger desenvolvido pela Artemis Technologies.

A necessidade de fazer diferente no campo da mobilidade tem feito com que várias empresas deixem de olhar para as estradas e passem a criar soluções para os céus e para os canais aquáticos.

PUB

Para os primeiros, os eVTOL são cada vez mais uma aposta. Já para os segundos, surgem barcos que, mais do que elétricos, têm hidrofólios que ajudam a minimizar o impacto da navegação no meio aquático. É nesta categoria que se encaixa a embarcação com zero emissões EF-24 Passenger.

PUB

Com 24 metros de comprimento e capacidade para transportar 150 pessoas, o EF-24 Passenger atinge a velocidade de 38 nós (70,4 km/h). Em relação à autonomia, o barco percorre até 115 milhas náuticas (213 km) se viajar à velocidade de cruzeiro de 25 nós (46 km/h).

O sistema de propulsão elétrica eFoiler, desenvolvido pela Artemis Technologies, que consiste nos hidrofólios, uma espécie de asas por baixo do barco que fazem com que a embarcação voe sobre a água, garante maior estabilidade. Além disso, diminui o risco para a vida marítima e reduz o impacto no meio.

A embarcação terá um sistema que evita colisões mesmo a alta velocidade, desenvolvido em parceria com a Queen's University Belfast. Este irá garantir a segurança não só durante a navegação, mas também nas manobras nos portos.

Apresentado em setembro, o primeiro ferry EF-14 Passenger só sairá para as águas em 2024. O Zero, como foi batizado apesar de ainda estar a ser construído, vai ser operado pela Condor Ferries num projeto-piloto que vai permitir transportar passageiros entre Belfast e Bangor.

Nos últimos tempos, têm sido apresentadas várias embarcações elétricas com hidrofólios para o transporte de passageiros. A empresa sueca Candela apresentou o ferry elétrico P-12 comcapacidade para 30 pessoas, e a SeaBubbles está a trabalhar noSeaBubble, uma embarcação híbrida elétrica e a hidrogénio que deverá começar a ser testada em rotas-piloto já a partir do próximo ano.

PUB