Já fez LIKE no AWAY magazine?

My AMI Buggy Concept é o elétrico que nos leva a explorar a natureza

Quadriciclo da Citroën ganhou uma versão off-road para aventureiros, com pneus mais largos, barra de proteção e grelhas nos faróis

Um veículo elétrico de espírito divertido e aventureiro, de dimensões compactas, ideal para ser usado ao fim de semana ou nas férias, junto à praia ou no campo. É esta a proposta da Citroën com o novo My AMI Buggy Concept, a versão off-road do pequeno quadriciclo lançado pela primeira vez em maio de 2020. Para já, trata-se de um protótipo, embora possa vir a ser produzido em série.

Face à versão citadina, as diferenças são significativas, já que aquele incorpora muitas das características a que nos habituámos a ver em veículos com vocação para o fora de estrada. Alguns dos aspetos mais marcantes são a ausência de portas, os pneus largos e volumosos aplicados em jantes douradas, as barras de proteção na dianteira e as grelhas nos faróis. Mas a Citroën não ficou por aí.

PUB

O design do My AMI Buggy Concept claramente apela a um estilo de vida descontraído. A inspiração vem do “mundo dos jogos de construção no que toca ao lado divertido e funcional, do design industrial para a ergonomia e estética, e dos acessórios de moda (ténis, equipamento desportivo, óculos, etc.)”, conforme explica Samuel Pericles, designer responsável pelo quadriciclo off-road.

Se tens Citroën AMI então já o podes personalizar

Nas laterais, a silhueta é reforçada por extensões do arco das rodas e proteções tubulares ao longo da parte inferior das aberturas das portas que, tal como a maioria dos elementos decorativos, tem um acabamento preto contrastante. O tejadilho panorâmico em vidro, pensado para oferecer mais luminosidade ao interior do My AMI Buggy Concept, é complementado pela colocação exterior de uma roda sobresselente que realça o espírito aventureiro deste protótipo.

PUB

PUB

Para que a escuridão da noite ou o nevoeiro não sejam desculpas para deixar de o utilizar em zonas menos iluminadas, a barra dianteira em led resolve o problema. Para além de oferecer uma luz potente em condução, esta tem a curiosa funcionalidade de luz ambiente quando o veículo está parado, que lembra uma fogueira.

Citröen AMI ajuda a descarbonizar ilha grega

Lembra-se do icónico Citroën Méhari? Também serviu de inspiração na conceção deste My AMI Buggy Concept, nomeadamente na possibilidade de colocar painéis transparentes à prova de água, equipados com fechos de correr, no lugar onde estariam as portas. Estes podem ser removidos, enrolados e guardados atrás dos bancos em sacos de arrumação próprios. A versatilidade é, aliás, uma das palavras de ordem neste quadriciclo protótipo.

PUB

Os bancos são laváveis e podem ser facilmente removidos e o mesmo acontece com alguns compartimentos de armazenamento, para que possam ser usados, por exemplo, num piquenique. No My AMI Buggy Concept encontramos também uma gama exclusiva de malas que encaixam nos espaços interiores de armazenamento, inclusive na zona das portas, e até uma bolsa de cintura que quando não está a ser usada pelos ocupantes pode ficar afixada ao volante através de um íman.

O radical quadriciclo da marca francesa conta ainda com acessórios próprios de um veículo pronto para explorar a natureza, como os suportes para fixar uma máquina fotográfica, que permitem capturar imagens do exterior ou dos próprios ocupantes.

PUB