Mobilidade

Citroën AMI à frente de frota ecológica na ilha grega de Chalki

A Ilha de Chalki, na Grécia, acaba de receber seis Citroën para se tornar na primeira das ilhas gregas com mobilidade sustentável
Texto

Com o objetivo de iniciar a sua transformação numa ilha descarbonizada, a Citröen acaba de disponibilizar uma frota de seis automóveis às autoridades públicas da Ilha de Chalki, na Grécia. O objetivo é que esta povoação se torne num espaço de mobilidade sustentável e sem emissões de gases de estufa, ao mesmo tempo que se torna também numa espécie de laboratório europeu, onde poderão ser testadas diversas soluções.

Nas palavras de Vincent Cobée, CEO da Citroën, “Temos o prazer de colaborar com a Ilha de Chalki neste projeto excecional. Esta colaboração está totalmente em consonância com o espírito da Citroën, uma marca inovadora e arrojada, próxima das pessoas no seu dia-a-dia e na sua mobilidade. Estamos empenhados em tornar a eletrificação acessível a todos e estamos muito orgulhosos por contribuir para a transformação de Chalki numa ilha autónoma, conectada e sustentável”.

Os modelos em questão estão perfeitamente adaptados às necessidades das autoridades públicas da ilha e serão carregados apenas utilizando energia elétrica renovável. Entre os seis modelos disponibilizados estão dois Citröen AMI, que serão entregues à polícia e à guarda costeira, dois ë-C4 e um ë-Spacetourer para a Câmara Municipal de Chalki e ainda um ë-Jumpy, que ficará a cargo da Comunidade de Energia de Chalki. Dois destes modelos terão um sistema de leasing gratuito durante 48 meses, sendo que após este período, serão comprados pela Citröen e doados ao Município de Chalki.

Descobre aqui a personalização do AMI

Esta transição para uma era eletrificada será também bastante benéfica para os habitantes da ilha, que terão ao seu dispor condições mais apelativas caso desejem trocar o seu automóvel equipado com um motor de combustão por um totalmente elétrico da marca francesa.

A pouco e pouco, a ilha vai ficando assim cada vez mais silenciosa, mas também com uma qualidade de ar melhorada e um ambiente mais limpo, sendo que os custos energéticos também serão mais reduzidos, caso opte por um automóvel de motor elétrico.

Esta medida insere-se num plano de transformação da Ilha de Chalki, que visa a sua descarbonização, tornando-se assim na primeira Eco Ilha Grega.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai nascer uma mega central solar fotovoltaica no Alto Alentejo
Preço dos combustíveis desce na próxima semana 12 a 18 de dezembro
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail