Já fez LIKE no AWAY magazine?

Módulo de hidrogénio da Toyota vai ser usado em camiões na Europa

Toyota vai fornecer tecnologia de hidrogénio a startup que está a criar solução integrada para descarbonizar transporte

A Toyota está a ajudar a descarbonizar o setor do transporte mesmo sem estar a desenvolver camiões. A marca japonesa vai fornecer os seus módulos fuel cell a hidrogénio à startup francesa Hyliko para serem usados na frota de camiões de zero emissões.

O sistema desenvolvido pela Toyota já está a ser usado em autocarros, comboios e até camiões de outras empresas. Agora vai incorporar dois modelos de camiões da Hyliko, o de 44 toneladas trator e o de 26 toneladas rígido. Cada um deles terá dois módulos fuel cell.

PUB

Camiões trator e rígido a hidrogénio da Hyliko (foto: divulgação)

A startup francesa está a desenvolver uma solução integrada que diz ter pegada carbónica negativa e que funciona como um serviço para descarbonizar o setor do transporte e da logística.

Autocarros e camiões também terão data limite para cumprir emissões zero na UE

Para tal, combina o desenvolvimento de camiões, o leasing e a manutenção dos veículos, o fornecimento do hidrogénio verde e a gestão dos créditos de carbono.

PUB

Apresentação do camião Hyliko (foto: divulgação)

Na Europa, cerca de 77% do transporte é feito com camiões e é por isso essencial descarbonizar o setor.

Viagem de 560 km sem paragens: camião a hidrogénio impressiona!

O hidrogénio surge como uma alternativa de força por duas razões principais. Por um lado, permite transporte de cargas mais pesadas já que o sistema fuel cell é relativamente leve. Além disso, o abastecimento do combustível é rápido.

PUB