Já fez LIKE no AWAY magazine?

Hidrogénio verde junta EDP e Cepsa em projeto com capacidade de até 1 GW

EDP torna-se parceira da Cepsa num projeto de 1GW em Espanha para produção de hidrogénio a partir de energias renováveis

Depois de a Cepsa ter anunciado um investimento de três mil milhões de euros naquilo que batizou de Vale Andaluz de Hidrogénio Verde, a empresa assinou um acordo com a EDP para trabalharem em conjunto na produção de hidrogénio verde.

Com esta nova aliança, a energética portuguesa torna-se parceira num projeto que irá desenvolver até 1GW de hidrogénio no Campo de Gibraltar, em Cádiz, no âmbito do Vale Andaluz de Hidrogénio Verde que prevê a produção de 300 mil toneladas de hidrogénio por ano. 

PUB

Maarten Wetselaar - CEO Cepsa e Miguel Stilwell D'Andrade - CEO EDP (foto: Direitos Reservados)

Em comunicado, a EDP salienta que este acordo com a Cepsa é um marco importante para a renovação da central térmica em Los Barrios, Cádiz, que deverá ser reconvertida num centro de produção de hidrogénio verde.

Vê também: EDP gerou primeira molécula de hidrogénio verde no Brasil

PUB

O acordo também prevê o fornecimento de eletricidade de origem renovável e a possibilidade de a EDP e a Cepsa colaborarem na produção de combustíveis marítimos sustentáveis, como amoníaco verde e metanol.

Central Térmica EDP em Los Barrios, Cádiz (foto: EDP)

Esta união entre as duas entidades, que têm conhecimento, capacidades técnicas e instalações que se complementam, tem como prioridade a descarbonização da indústria e dos transportes pesados terrestres, aéreos e marítimos,

PUB