Energia

EDP gerou primeira molécula de hidrogénio verde no Brasil

Unidade de hidrogénio verde no Ceará que vai inaugurar oficialmente em janeiro produziu a sua primeira molécula
Texto
EDP Brasil produz hidrogénio no Brasil (Foto: EDP)
EDP Brasil produz hidrogénio no Brasil (Foto: EDP)

A EDP gerou a primeira molécula de hidrogénio verde no Brasil. Esta iniciativa que decorreu no estado do Ceará poderá parecer pequena à primeira vista, mas representa um passo importante para a EDP e para a transição energética no Brasil.

A produção da molécula de hidrogénio verde ocorreu na nova unidade da EDP Brasil, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, no passado dia 15 de dezembro.

Hidrogénio verde - AWAY
EDP abre primeira unidade de produção de hidrogénio verde no Brasil (Foto: EDP)

Esta é a primeira etapa no desenvolvimento do projeto-piloto de hidrogénio no Complexo Termoelétrico do Pecém, a primeira unidade do género neste estado brasileiro, que deverá ser oficialmente inaugurado em janeiro de 2023.

A nova central de hidrogénio verde implicou um investimento de 7,5 milhões de euros e contempla um parque de energia solar com capacidade de 3 MW e um eletrolisador com capacidade para produzir 250 Nm3/h de hidrogénio.

Este projeto da EDP vai gerar combustível limpo com garantia de origem renovável e vai permitir à empresa energética analisar possíveis cenários de escalabilidade.

A escolha do Ceará para receber a primeira unidade de hidrogénio verde da EDP no Brasil prendeu-se com as características do estado, entre elas o seu potencial para geração de energia solar e eólica, a localização estratégica e a oferta de estruturas para enviar o produto para o mercado internacional.

Hidrogénio verde no Brasil - AWAY
Central de hidrogénio vai ser alimentada com energia solar

Esta não será a única unidade de produção de hidrogénio verde no Pecém. O Complexo do Pecém, que é o resultado de uma joint venture entre o Governo do Ceará e o Porto de Roterdão, deverá tornar-se um Hub de H2V.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal