Já fez LIKE no AWAY magazine?

Audi activesphere: crossover elétrico passa a pick-up de luxo num instante

Concept car surpreende com sistema de informação e entretenimento com realidade aumentada, combinado com condução autónoma

Uma “trilogia de quatro”, ou deveremos dizer “quattro”? O activesphere, novo protótipo da Audi, junta-se aos três modelos futuristas da série sphere que a marca alemã revelou há pouco menos de um ano. O quarto elemento agora divulgado, tanto é um coupé como uma pick-up de luxo.

O urbansphere foi o último modelo da trilogia de protótipos elétricos que a Audi apresentou ao mundo, em abril de 2022. Mas afinal, parece que a marca tinha uma surpresa guardada para este início de 2023, o activesphere, também ele elétrico e projetado para o futuro da mobilidade.

PUB

Audi activesphere

Justiça lhe seja feita, o concept car activesphere é um automóvel surpreendente a todos os níveis. Não por estar dotado de tração integral quattro (uma longa tradição na Audi), nem sequer por ser elétrico, pois também neste domínio o construtor alemão é propriamente um novato.

Este modelo torna-se singular pela imponência dos quase cinco metros de comprimento, pelas linhas elegantes e enormes jantes de 22 polegadas e, acima de tudo, pela versatilidade a que aponta o estilo crossover coupé de quatro portas que adota.

Audi activesphere

PUB

Preparado para andar em estrada ou fora dela, o activesphere é dotado de uma série de soluções muito interessantes, como a possibilidade da sua secção traseira se poder transformar numa plataforma de carga descoberta, com o simples toque num botão.

Ideal para momentos de evasão e aventura, já que o espaço disponível permite transportar, por exemplo, duas bicicletas elétricas.

Interior em modo de condução manual

Tal como outros modelos da série sphere, pode ser conduzido manualmente ou de forma autónoma, sendo que escolhido este último modo, a viagem pode ser aproveitada para explorar as potencialidades do inovador conceito Audi dimensions.

PUB

Trata-se de uma solução tecnológica que recorre à realidade aumentada para combinar os mundos físico e virtual, através da exibição de conteúdos digitais nos campos de visão dos ocupantes.

Interior em modo de condução autónoma

Os headsets específicos para o efeito proporcionam uma visão do ambiente e do percurso, exibindo simultaneamente conteúdos 3D e elementos interativos, configuráveis individualmente para condutores e passageiros. Sem dúvida uma característica disruptiva deste Audi activesphere.

Vê como a Peugeot está a encarar o futuro da mobilidade com o Inception Concept

Passando agora a aspetos mais “mundanos”, importa referir que este protótipo tem uma autonomia superior a 600 km, graças a baterias que somam 100 kWh de capacidade, e que monta dois motores elétricos com uma potência total de 325 kW (435 cv).

(fotos: divulgação)

PUB