Já fez LIKE no AWAY magazine?

EDP, Endesa e Greenvolt entre as 6 empresas com propostas para a central do Pego

Prazo para apresentação de proposta terminou a 17 de janeiro e foram anunciadas as seis entidades que estão na corrida para a reconversão da central

Foi na segunda-feira, dia 17 de janeiro, que fechou o prazo para apresentação de propostas para a conversão da antiga central de produção termoelétrica a carvão do Pego, em Abrantes, e já se sabe que na corrida estão seis empresas, entre elas a EDP Renováveis e a Endesa, que já tinham anunciado que tinham apresentado proposta.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Ação Climática informou que a Tejo Energia SA, a EDP Renováveis, a Greenvolt, a Endesa SA, a Brookfiel LTD & Bondalti SA e a Voltalia SA apresentaram as suas propostas ao concurso público para atribuição do ponto de injeção na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) da Central Termoelétrica do Pego.

PUB

As propostas para a central do Pego focam-se na energia solar e eólica, baterias e hidrogénio.

O concurso público, que abriu a 20 de setembro de 2021 e terminou no dia 17 de janeiro, tem como “objeto a adjudicação de um projeto exclusivamente focado na produção de energia de fontes renováveis e na redução de emissões de gases com efeito de estufa”, lia-se em nota divulgada pelo Governo aquando da abertura do concurso público.

De acordo com o calendário do concurso, sabe-se que agora o júri, que é composto pelo município de Abrantes, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, entre outras entidades, irá começar a analisar os projetos, sendo que o relatório preliminar deverá ser publicado a 7 de fevereiro e o final a 21 do mesmo mês. O adjudicatário deverá ser informado até dia 25 de fevereiro. O contrato de adjudicação será válido até 2035.

A central termoelétrica situada em Abrantes fechou oficialmente no dia 30 de novembro de 2021, mas já não produzia energia desde dia 19 de novembro, quando o stock de carvão se esgotou.

(Fotos: Captura e Unsplash)

PUB