Já fez LIKE no AWAY magazine?

Investimento de €156,4 milhões em central de energia solar em Beja

Caso avance, novo parque de energia solar vai ocupar 750 hectares e terá potência instalada de 234 kWp

Ferreira do Alentejo, em Beja, poderá vir a ter uma nova central solar fotovoltaica. O projeto, que está agora a ser alvo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), junta duas empresas que pretendem investir 156,4 milhões de euros na construção do parque de energia solar.

A Central Solar Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo irá ocupar uma área de 750 hectares nas uniões de freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros e de Alfundão e Peroguarda, sendo o espaço dividido pela estrada IP8.

PUB

Terá uma potência instalada de quase 234 kWp, o que irá permitir uma produção média anual de 451 GWh, pode ler-se no resumo não técnico do AIA.

A central, que, de acordo com o documento, tem como objetivo contribuir para a diversificação das fontes energéticas do país, vai estar ligada à subestação de Ferreira do Alentejo por uma Linha de Muita Alta Tensão (LMAT).

Maior unidade solar para autoconsumo da Europa vai ficar no Alentejo

Com uma vida útil de cerca de 30 anos, o parque solar surge como resultado da junção de dois projetos cuja capacidade foi obtida no leilão de energia solar de 2020, um pela empresa IncognitWorld Unipessoal e outro pela Qsun Portugal 4 Unipessoal.

Alentejo poderá receber novo projeto de energia solar (foto: Miguel Cacilhas/Unsplash)

PUB

O processo de AIA do projeto da Central Solar Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo está em consulta pública na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) até 10 de abril. O licenciamento do projeto só poderá ser dado depois de emitida a Declaração de Impacte Ambiental Favorável ou Condicionalmente Favorável ou decorrido o prazo para a sua emissão.

Parque de energia solar vai dar terreno a produção agrícola no Alentejo

Caso seja aprovada, a construção da central solar fotovoltaica deverá ter a duração de 18 meses e irá envolver até 450 trabalhadores, pode ler-se no resumo não técnico no AIA.

PUB