Já fez LIKE no AWAY magazine?

Há um país a bater recordes de instalação de energia solar

País na Ásia tem aumentado gradualmente a capacidade de energia solar que instala todos os anos e em 2023 não será diferente

Um pouco por todo o mundo, a aposta na energia solar tem crescido substancialmente, especialmente nos últimos anos. Ainda assim, há um país que se destaca pelo desenvolvimento de parques solares, a China. Em 2023, é esperado um aumento recorde, com a instalação de entre 95 e 120 gigawatts (GW) de energia solar.

Conhece alguns dos maiores parques de energia solar do mundo

PUB

A China é atualmente o país com maior capacidade de geração de energia solar, com um total de capacidade de 392,61 GW, suficiente para dar eletricidade a cerca de 294 milhões de casas. Este valor foi alcançado o ano passado, quando o país instalou 87,41 GW de potência.

China vai instalar entre 95 e 120 GW de energia solar (foto: Darmau/Unsplash)

Apesar do investimento na instalação de painéis solares para gerar energia verde, os projetos solares têm encontrado alguns entraves que têm dificultado um crescimento ainda maior, como a obrigatoriedade de ter sistemas de armazenamento de energia nos parques solares ou até restrições na utilização de terreno e água para proteção da agricultura.

PUB

China também exporta produtos para produção de energia solar

A China tem sido um dos principais países produtores de tecnologia para produção de energia solar, mas isto poderá começar a mudar agora que há cada vez mais empresas a operar no mesmo setor na União Europeia, Estados Unidos e Índia.

China tem exportado tecnologia de energia solar (foto: Darmau/Unsplash)

Além disso, começam a surgir cada vez mais barreiras à entrada de determinados produtos chineses em algumas zonas do globo, como por exemplo nos Estados Unidos, onde foram proibidas importações vindas da zona de Xinjiang, incluindo painéis solares, por receio de estes estarem a ser produzidos com recurso a trabalho forçado.

Parque gigante de energias renováveis na China afinal também usa carvão

De acordo com dados da Associação Chinesa da Indústria Fotovoltaica (CPIA), citados pela Reuters, apesar de continuar a haver um crescimento nas exportações de tecnologia para produção de energia solar, este começa a abrandar, especialmente no caso de módulos solares.

PUB