Já fez LIKE no AWAY magazine?

Cogumelos podem ser solução para descarbonizar planeta

Pequenos fungos e cogumelos no solo são mestres na arte de capturar carbono

Para assegurar a meta de 1,5 graus centígrados de limite de aquecimento global vai ser necessário evitar a emissão de mais de mil gigatoneladas de dióxido de carbono (1000 Gt/CO2) para a atmosfera nos próximos anos. Esta meta parece difícil, mas será possível de alcançar?

A indústria tem apostado na compensação de carbono mais do que na redução de emissões e uma das soluções surge de forma incrível: plantar fungos e cogumelos nas florestas.

PUB

Cogumelos na floresta (Johannes Plenio/Pexels)

As florestas são os maiores aliados no combate às emissões de carbono e os fungos parecem estar no topo das espécies capazes de cumprir a tarefa ambiental.

Sabias que mais de 80% dos glaciares podem desaparecer até 2100?

Especialistas da ETH Universidade de Zurique revelaram à EuroNews que a reintrodução de biodiversidade ao nível do solo pode acelerar o crescimento de plantas em mais de 64 por cento.

PUB

Cogumelos na floresta (foto: Nejc Kosir/Pexels)

Empresas como a Funga estão a especializar-se na plantação de cogumelos como forma de assegurar uma maior captura de carbono e proporcionar esse serviço às empresas.

O objetivo da Funga passa por atingir um volume de captura de carbono nas florestas que opera de até 3 mil milhões de toneladas até 2050 com a reintrodução de fungos e cogumelos.

PUB