Sustentabilidade

Aquecimento global: mais de 80% dos glaciares podem desaparecer até 2100

Estudo alerta o cenário pode ser melhorado caso se cumpra o acordo de Paris. Nesse caso, perde-se metade dos glaciares
Texto
Glaciares podem desaparecer até 2100 (foto: Becky Bohrer/AP)
Glaciares podem desaparecer até 2100 (foto: Becky Bohrer/AP)

Como consequência do aquecimento global, mais de 80% dos glaciares do mundo estão em risco de desaparecimento até ao final do século. O alerta é deixado por um novo estudo realizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

Na publicação, os investigadores referem que num cenário futuro de continuação de investimentos em combustíveis fósseis, mais de 40% da massa glaciar desaparece dentro de um século, com a grande maioria dos glaciares a desaparecerem igualmente.

Glaciares - AWAY
Glaciares podem desaparecer até 2100 (foto: Dominik Van Opdenbosch/Unsplash)

Foi calculado que em caso de baixas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), com o limite do aumento da temperatura média mundial a 1,5 graus celsius, cerca de 25% da massa glaciar vai desaparecer e quase metade dos glaciares também.

De acordo com o que foi concluído, há duas hipóteses: o mundo pode vir a perder até 41% da massa total de glaciares ou apenas 26%. Tudo depende dos esforços dos países para limitarem as emissões de GEE.

Glaciares - AWAY
Estudo alerta para necessidade de controlar alterações climáticas (foto: Henrique Setim/Unsplash)

Os investigadores alertam que a maioria dos glaciares que desaparecem são pequenos, porém essa perda pode ter um impacto negativo na hidrologia local, no turismo e nos valores culturais.

Os envolvidos no estudo esperam que os dados apresentados sejam um incentivo para os decisores políticos tomarem decisões de modo a impedir um maior aumento da temperatura média do planeta.

As conclusões ainda revelam que este fenómeno irá afetar as regiões glaciares mais pequenas como a Europa Central, o Canadá e os Estados Unidos de uma forma diferente e alertam que, com um aumento de 3 ºC, os glaciares nestas regiões desaparecem completamente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos