Vídeo: Honda Civic Type R enfrenta o Mini GP, Hyundai I30 N e Focus ST

Teste pretende apurar qual dos modelos tem o melhor desempenho
Texto
Type R vs Mini GT vs Hyundai I30 N vs Focus ST (Reprodução Youtube Carwow)
Type R vs Mini GT vs Hyundai I30 N vs Focus ST (Reprodução Youtube Carwow)

O teste pretende apurar qual dos modelos tem o melhor desempenho num confronto com entre desportivos: se o Civic Type R, se o Mini GP, se o HyundaiI30 N ou o Ford Focus ST.

A equipa do «Carwow»  com Mat Watson ao volante do Type R, levou os quatro modelos para a pista e colocou-os em confronto numa drag race, numa corrida lançada e numa prova de travagem.

Num confronto onde a relação peso - potência pode fazer a diferença, o Honda Civic Type R conta com um motor de 2.0 litros capaz de debitar 320 cv potência e um binário de 400 Nm para os 1.380 kg de peso. Já o Mini GP está equipado com um bloco de 2.0 litros que debita uma potência de 306 cv para um binário de 450 Nm e apresenta-se com um peso de 1.255 kg.

Por seu lado, o Hyundai I30 N dispõe de um motor 2.0 litros que debita uma potência de 325 cv, um binário de 550 Nm e o seu peso é de 1.429 kg.

Já o Ford Focus ST conta com um motor turbo de 2.0 litros com 330 cv de potência e um binário de 515 Nm e é o modelo mais pesado no confronto com um de 1.484 kg.

Todos os modelos deste desafio apresentam motorizações de dois litros o que promete um confronto equilibrado.

Como se viu, o Mini GT bateu toda a concorrência na drag race do ¼ de milha, onde registou um tempo de 13,0 segundos, com o Ford Focus ST a ser segundo como tempo de 13,9, na frente do Civic Type R que fez 14,0 segundos, enquanto o Hyundai I30 N foi quarto com 14,3 segundos.

Na segunda corrida, lançada a 80 km/h, em modo Comfort, o Mini voltou a bater a concorrência, mas desta vez o Hyundai esteve melhor e acabou em segundo na frente do Focus ST e do Type R.

Já numa variante da corrida lançada, em terceira velocidade e com modo Sport, o Mini voltou a ser melhor, com o Honda Civic Type R a terminar em segundo na frente do Focus ST e do Hyundai I30 N.

No teste de travagem a cerca de 110 km/h, o Civic Type R levou a melhor, com Mini GT a ser segundo na frente do Hyundai I30 N e do Ford Focus ST que terminou na quarta posição.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade