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Porsche adiciona a letra T ao seu SUV de tamanho mais compacto

As versões T da Porsche são conhecidas desde o final dos anos 60 e designam as opções da gama mais focadas na condução
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Desde o Porsche 911 T de 1968 até aos mais recentes 718 T, esta versão é aquela que nem sempre aparece nas tabelas de vendas nem no topo da lista das preferências. A letra T, de Touring, é a que identifica as versões especialmente desenvolvidas para serem conduzidas com o máximo de paixão e uma maior envolvência em todo o processo, pelo tipo de pessoas que prefere sempre a estrada nacional mais retorcida, de montanha ou costeira, em vez do trajeto chato de autoestrada.

Quanto ao Porsche Macan T, é a primeira vez que esta designação é adicionada a um modelo de quatro portas, uma vez que sempre foi um exclusivo dos 911 e 718. Conta com uma afinação de chassis específica e com uma altura ao solo mais reduzida, mas também com um novo acerto de suspensão, uma barra estabilizadora mais firme no eixo dianteiro e até uma pequena inclinação das rodas traseiras para que este Macan seja uma verdadeira surpresa em curva.

O motor é o mesmo 2.0 de quatro cilindros que já existe na gama, com uma potência de 265 cavalos e 400Nm de binário. A razão da escolha tem apenas a ver com uma questão de peso, uma vez que a marca considera o valor de potência adequado, mas faz com que este ganhe ainda mais expressão graças às novas afinações relacionadas com a dinâmica. Além disso, se a escolha recaísse no mais potente bloco de três litros, o aumento de peso seria quase equivalente a ter mais uma pessoa no carro.

Também com o objetivo de melhorar a experiência de condução, a versão T inclui a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem PDK, o Porsche Active Suspension Management (PASM) e o Porsche Traction Management (PTM); todos eles ajustados para esta versão Touring.

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Para clientes ainda mais exigentes, a Porsche continua a ter disponíveis opções como o sistema de vectorização de binário Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) ou a suspensão pneumática adaptativa com PASM, que ainda faz descer o conjunto mais um pouco.

Para distinguir o Macan T dos restantes modelos da gama, basta estar atento aos detalhes específicos em Cinzento Ágata, como o friso dianteiro, o spoiler traseiro, as sideblades ou as capas dos espelhos retrovisores. Além disso, há ainda alguns detalhes em preto brilhante, como as molduras das janelas, ou mesmo as quatro generosas saídas de escape.

Já disponível no mercado nacional, as versões T do Macan começam em torno dos 88 mil euros, mas o configurador da marca inclui diversas surpresas que ainda conseguem melhorar o visual deste modelo, por um preço, claro…

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