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Na Suécia estão a converter barcos a gasóleo em elétricos

Porto de Gotemburgo está apostado em melhorar as condições ambientais

O HS Hamnen foi construído em 1979 com um potente motor a gasóleo para estar ao serviço das autoridades marítimas de segurança do Porto de Hamburgo, na Suécia. Com o tempo ficou desatualizado e precisava de ser recuperado no plano tecnológico e ambiental.

Surgiu assim a remodelação onde a prioridade foi dada à transição energética. O motor Diesel foi retirado e substituído por uma unidade híbrida elétrica com 250 kW fornecida pela EST-Floatech (de que já conhecíamos o projeto de rebocador elétrico e hidrogénio na Alemanha) à METS Technology encarregue da alteração mecânica.

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O motor permite uma velocidade média de 8 nós e tem uma autonomia estimada de 4 horas de pleno funcionamento.

HM Hammen (foto: divulgação)

O sistema é composto ainda por um conjunto de baterias de alta capacidade com 520 kWh denominado Octopus adaptado para encaixar no mesmo espaço que ocupava o motor de combustível fóssil.

A bordo foram instaladas robustas baterias de energia cujos módulos são modulares e escaláveis o que permite aumentar a capacidade e autonomia no futuro se assim necessário.

Responsáveis da Mets Technology a bordo (foto: divulgação)

Com 20,3 metros de comprimento, 5,7 metros de largura e 2,6 metros de altura o HS Hamnen tornou-se assim um navio com características ambientais mais favoráveis. O trabalho de reconstrução do navio e a adaptação física do motor e baterias elétricas ficou a cargo da Ö-Varvet Shipyard.

O trabalho de recuperação do navio, teve um custo de cerca de 17,3 milhões de coroas suecas (cerca de 1,57 milhões de euros) preparou-o agora para responder aos desafios de forma mais eficiente e ecológica, ao mesmo tempo que incorpora agora o espírito dos objetivos do Porto de Gotemburgo que almeja tornar as suas águas livres de emissões na navegação de navios.

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