Já fez LIKE no AWAY magazine?

Como detetar poluição no ar? Com vermes fluorescentes

Estudo identificou uma nova forma de analisar a qualidade do ar dentro de um espaço utilizando vermes microscópicos

A qualidade do ar tanto dentro como fora de portas é um fator de extrema importância para a saúde humana. A poluição que entra nos nossos pulmões pode potenciar uma panóplia de doenças e é por isso essencial controlar o ar que respiramos. E parece que uma forma é utilizando vermes microscópios chamados nemátodos.

Presentes em praticamente todo o lado, das águas doces às salgadas, dos sítios mais quentes aos mais gélidos, e até em humanos e animais, os nemátodos são vermes que surgem com os mais variados tamanhos dependendo da espécie.

PUB

Vermes reagiram com impurezas (foto: Universidade de Turku)

Na tentativa de identificar uma forma que permita facilmente perceber se a qualidade do ar num espaço fechado é boa ou não, cientistas do departamento de Biologia da Universidade de Turku, na Finlândia, viraram-se para uma das espécies destes vermes.

Ar que respiramos em todo o lado está cada vez mais poluído

Estes nemátodos, depois de alterados geneticamente, transformam-se em pequenos sinais luminososque alertavam para a poluição. Sempre que cheiravam ou provavam uma impureza química ou biológica, ficavam verdes fluorescente.

PUB

Nemátodos identificaram bolor (foto: Ariana Cubillos/AP)

No estudo já publicado numa revista científica, os cientistas colocaram os vermes microscópicos transgénicos em contacto com amostras de fungos recolhidas de um edifício danificado pela humidade. Os nemátodos começaram quase a brilhar debaixo do microscópio.

De acordo com os investigadores, este método natural também reage com produtos químicos presentes em produtos de limpeza.

Ainda assim, este método de análise da qualidade do ar tem uma desvantagem: os vermes microscópios não dizem que compostos tóxicos identificaram.

PUB