Já fez LIKE no AWAY magazine?

Projeto europeu para o uso sustentável dos ecossistemas envolve Portugal

Investigadores da Universidade de Coimbra participam em trabalho que envolve 11 países e um investimento de seis milhões de euros

A Universidade de Coimbra (UC) passou a fazer parte de um projeto europeu que tem como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas para o uso mais sustentável dos ecossistemas. Este é um projeto que conta com um investimento de seis milhões de euros.

A professora catedrática Helena Freitas, do Centro de Ecologia Funcional e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), é a coordenadora nacional do projeto, denominado “Towards Sustainable Land-use Strategies in the Context of Climate Change and Biodiversity Challenges in Europe (Europe Land)”.

PUB

Para a responsável, este é um projeto centrado “na integração de recursos das ciências naturais e sociais para identificar, desenvolver, testar e implementar ferramentas integradas para melhorar a compreensão dos fatores subjacentes às decisões de uso do solo”.

Universidade de Coimbra (Foto: Henrique/ Unsplash)

Helena Freitas destaca ainda que faz também parte do projeto o processo de consciencialização e envolvimento das partes interessadas, relativamente a temas como as alterações climáticas e desafios da biodiversidade.

As entidades envolvidas no “Europe Land” têm como objetivo a produção de uma caixa de ferramentas, em que prevaleça a interatividade, para que os utilizadores experimentem, assim, diferentes usos do solo, entendam as suas conexões e desenvolvam o pensamento.

Conhece também o projeto de cientistas da UC para eliminar lixo eletrónico

Para além de Portugal, o projeto Europe Land inclui instituições da Alemanha, Grécia, Estónia, Dinamarca, Roménia, Polónia, Letónia, Eslováquia, Áustria e República Checa.

PUB