Já fez LIKE no AWAY magazine?

Há pangolins na Europa: primeiro bebé nasceu no Zoo de Praga

Primeiro pangolim chinês nascido em cativeiro está no Zoo de Praga e está a desenvolver-se bem

O Zoo de Praga, na Chéquia, tem um novo habitante, um pangolim chinês, o primeiro nascido em cativeiro na Europa. Esta é uma boa notícia já que este mamífero, que é o único com escamas, está em perigo de extinção.

O pangolim chinês é nativo do sul da china e do sudeste da Ásia e é uma das oito espécies de pangolins. Apesar de não ser perigoso, o seu aspeto faz com que muita gente acredite que seja venenoso ou que ataque.

PUB

Pangolim nasceu no início de fevereiro (foto: David Josek/AP)

Este pequeno mamífero coberto de escamas começa a ser uma raridade por causa da caça furtiva. O pangolim é procurado tanto pela sua carne como pelas escamas, estas muito usadas na medicina na tradicional.

Além de ser um mamífero cada vez menos comum no seu habitat natural, é muito difícil conseguir que se reproduza em cativeiro devido à sua dieta muito particular de larvas.

O facto de haver um novo pangolim nascido em cativeiro é um marco para quem trabalha para salvar a espécie.

Nascida no início de fevereiro com apenas 135 gramas – um pangolim adulto chega a pesar perto de 7 kg –, as primeiras semanas de vida não foram as mais fáceis para o pangolim fêmea bebé e chegou a temer-se que não sobrevivesse.

PUB

O pangolim é o único mamífero com escamas (foto: David Josek/AP)

Em vez de ganhar peso, o mamífero estava a perdê-lo. Descobriu-se pouco depois que a mãe não estava a produzir leite suficiente e criou-se um programa especial para que fosse alimentado artificialmente. Agora está a crescer como é esperado. 

Como é que os drones podem salvar os macacos da extinção?

O bebé pangolim ainda não está livre de perigo, mas o prognóstico é positivo. De tal forma que o Zoo de Praga está à procura de um nome para o pequeno animal até agora apenas chamado de pequeno cone.

Até 22 de março, a população checa vai poder votar num dos cinco nomes propostos pelo zoo e pela Câmara de Praga e o resultado vai ser anunciado a 25 de março.

PUB