Já fez LIKE no AWAY magazine?

Mina de carvão junto a recife de coral? Austrália rejeita hipótese

Governo australiano deu nega à abertura de mina de carvão devido à proximidade ao recife de coral e aos impactos que podia causar

A Grande Barreira de Coral, na Austrália, foi ameaçada por um pedido de abertura de uma mina de carvão, porém este foi rejeitado pelo governo.

A ministra australiana do Ambiente, Tanya Plibersek, anunciou que ia impedir a abertura da mina a noroeste da cidade de Rockhampton, no estado de Queensland e a menos de dez quilómetros da Grande Barreira de Coral, na costa australiana.

PUB

Corais na Austrália (foto: Sam McNeil/ AP)

Caso este pedido de abertura da mina tivesse sido aceite, haveria um impacto na água doce da zona e nas frágeis ervas marinhas que alimentam os dugongos, um animal mamífero marinho, indicou Tanya Plibersek. A ministra referiu ainda que a poluição e os riscos a que o recife estaria sujeito poderiam causar danos irreversíveis.

A Grande Barreira de Coral é responsável por cerca de 3,9 mil milhões de euros em atividades económicas todos os anos e gera aproximadamente 64 mil empregos, afirmou a responsável pela pasta do ambiente.

Grande Barreira de Coral (foto: Sam McNeil/ AP)

PUB

Para os especialistas ambientais, a Grande Barreira de Coral, o maior ecossistema de recife de coral do mundo, deveria ser considerado Património Mundial da UNESCO.

Conhece um projeto de reprodução de corais promovido pelo Oceanário de Lisboa

Um relatório desta organização da ONU e da União Internacional para a Conservação da Natureza, sugeriu que a Grande Barreira de Coral faça parte de uma lista de zonas em perigo, uma vez que este ecossistema também está a ser ameaçado pelas alterações climáticas e o aquecimento dos oceanos.

PUB